Descubra 11 mitos e verdades sobre lentes de contato

Precisa limpar todos os dias? Elas corrigem os problemas de visão tão bem quanto os óculos? Pode usar maquiagem? Responda essas e outras dúvidas abaixo

Não é raro encontrar alguém que queira trocar os óculos pelas lentes de contato em algumas ocasiões, mas ainda sinta medo de não se adaptar a elas e até de não enxergar direito. "A falta de informação e as fake news sobre lentes de contato, que às vezes caem em grupos de mensagens e em redes sociais, levam a esse sentimento", afirma a oftalmologista Elisabeth Guimarães, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O oftalmologista Minoru Fujii, do Hospital CEMA, concorda com a afirmação. "Muitas pessoas baseiam seus medos em experiências ruins de amigos e familiares que não fizeram o procedimento com um médico oftalmologista e tiveram consequências negativas na visão", acrescenta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A melhor maneira de checar a verdade sobre este tema é por meio da informação. Com a ajuda dos oftalmologistas Elisabeth Guimarães e Minoru Fujii, separamos os principais mitos e verdades sobre lentes de contato e dicas para usá-las sem medo. Veja abaixo:

Usar lentes de contato dá dor de cabeça

MITO. Se o usuário visitou um oftalmologista e fez todo o procedimento de definição e adaptação às lentes de contato em consultório, não há por que sentir dor de cabeça ao usá-las. O sintoma só ocorre se essas etapas tiverem sido puladas ou se as lentes estiverem com o grau errado - neste último caso, o mesmo pode acontecer com óculos tradicionais, ou seja, a culpa não é das lentes de contato, mas sim da graduação.

Lentes de contato ressecam com o ar condicionado

VERDADE. O ar condicionado resseca os olhos e as lentes de contato dependem da lubrificação natural deles, as lágrimas, para se manterem úmidas. Mas isso não é um problema, já que existem colírios lubrificantes que ajudam a aliviar esse incômodo em questão de segundos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É preciso higienizar as lentes de contato diariamente

VERDADE. Apenas as lentes de contato de descarte diário não se enquadram nessa regra, pois devem ser descartadas ao final do dia. As de uso quinzenal, mensal e anual, por sua vez, precisam de enxágue ao serem colocadas e de limpeza ao serem retiradas, de manhã ou à noite. Elas também precisam ficar mergulhadas em uma solução multipropósito dentro do estojo especial para lentes de contato durante toda a noite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na hora de higienizar as lentes de contato com a solução multipropósito, lembre-se de pingar algumas gotas do produto na palma da mão e friccionar a lente suavemente com a ponta do dedo indicador, para retirar a gordura acumulada nela ao longo do dia. Esse procedimento deve ser realizado separadamente em cada lente.

Lentes de contato dão muito trabalho

MITO. Não é trabalho, é apenas a rotina de limpeza descrita no item acima que deve ser realizada todos os dias. Uma vez incorporada ao cotidiano, ela se torna muito simples, na verdade. Trata-se de um hábito como qualquer outro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É possível rasgar uma lente de contato ao manuseá-la

VERDADE. Existe esse risco quando a fricção de limpeza for bruta demais; por isso, lembre-se de que esse processo deve ser muito suave. As lentes de contato gelatinosas podem rasgar, enquanto as rígidas gás permeáveis correm risco de rachaduras.

Não existem lentes de contato para astigmatismo

MITO. O astigmatismo, combinado ou não com miopia ou hipermetropia, também pode ser corrigido com lentes de contato, que são confortáveis e modernas como as demais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lentes de contato não corrigem problemas de visão tão bem quanto os óculos

MITO. Muito pelo contrário: na maioria dos casos, elas corrigem melhor do que os óculos, pois inibem as distorções, não têm a interferência dos aros e mantêm o tamanho da imagem real - os óculos, às vezes, diminuem ou aumentam o tamanho daquilo que se vê.

Usar lentes de contato por muitos anos pode causar um "calo" no olho

MITO. Se forem feitas com o material adequado para os problemas do paciente, as lentes de contato não causam nenhuma alteração nos olhos.

É possível perder a lente de contato dentro do globo ocular

MITO. O globo ocular é um sistema fechado, sem brechas para a entrada de corpos estranhos. A lente de contato pode, sim, ficar presa na parte superior ou lateral externa da pálpebra, mas a retirada é muito simples: basta levantar a pálpebra e tirá-la dali. Se a pessoa não tiver coragem de fazer isso, um oftalmologista ou clínico geral de um pronto socorro faz o procedimento com tranquilidade, segurança e rapidez.

Quem usa lentes de contato não pode usar colírio

MITO. Pode e deve, principalmente durante a permanência prolongada em ambientes com ar condicionado, como explicado acima. Basta escolher um colírio adequado para o uso com lentes de contato. Na dúvida, peça a indicação de opções ao seu oftalmologista e sempre carregue um com você.

Não pode usar maquiagem com lentes de contato

MITO. Não existe nenhuma proibição para o uso de lentes e produtos de beleza ao mesmo tempo. Desde que você coloque as lentes antes da maquiagem e as retire na hora de limpar a pele, está tudo bem. Uma dica valiosa: prefira máscaras à prova d?água, que não escorrem em caso de choro ou suor e evitam o contato de produtos químicos com as lentes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)