7 situações em que as lentes de contato facilitam sua vida

Durante atividade física, em momentos de lazer e até ao dirigir, as lentes de contato corrigem problemas de visão com praticidade

O conforto é uma das principais características das lentes de contato. Além disso, elas garantem mais praticidade e precisão a diversas atividades do dia a dia, sendo grandes aliadas de quem possui um ou mais erros refrativos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Elas proporcionam uma liberdade e um campo de visão que os óculos não conseguem alcançar", ressalta o oftalmologista Gustavo Victor, secretário geral da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR-Brascrs).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A oftalmologista Tânia Schaefer, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), concorda com a afirmação. "Qualidade de visão é qualidade de vida. Qualquer pessoa sente muito mais segurança quando enxerga bem em todos os ângulos, e isso se consegue usando lentes de contato", complementa a especialista.

Abaixo os especialistas apontam as principais situações em que as lentes de contato podem trazer mais qualidade e precisão no dia a dia, independentemente do tipo de erro refrativo a ser corrigido. Descubra também como elas podem facilitar a sua vida:

Na prática de esportes em quadras ou ao ar livre

Futebol, tênis, golfe, basquete e muitos outros esportes são praticados com mais facilidade quando conseguimos enxergar de forma ampla, em todos os ângulos simultaneamente, sem nenhuma preocupação consciente quanto a isso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nesse sentido, as lentes de contato são perfeitas para a prática de esportes, como explica o oftalmologista Gustavo Victor. "Por estarem aderidas à córnea, elas corrigem tanto a visão central quanto a periférica. Com óculos, os milímetros de distância entre os olhos e as lentes e os vãos laterais prejudicam a qualidade de visão", observa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na prática de atividade física na academia

A visão periférica também é importante em ambientes fechados como os de academia, que contam com muitos equipamentos na parte de musculação e outros alunos nas salas de aulas coletivas.

"As lentes de contato permitem que a pessoa se concentre no exercício e não dê encontrões em colegas. Elas evitam acidentes", reforça a oftalmologista Tânia Schaefer. Além disso, as lentes permitem mais liberdade de movimentos, uma vez que não existe motivo para temer a queda dos óculos em alguns exercícios que requerem posições mais complexas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao dirigir

Pelas ruas das cidades, onde o trânsito é mais lento, ou em rodovias mais livres, com ganho de velocidade, é fundamental contar com a visão central e lateral perfeitas. Isso não só é mais prático, como também necessário para que o motorista dirija com mais segurança, evitando acidentes.

Como explicado anteriormente, as lentes de contato proporcionam essa amplitude de visão devido ao seu posicionamento nas córneas, o que não ocorre da mesma forma com os óculos de grau.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao circular em festas e bares

Para muitas pessoas, os óculos comprometem o visual. Mas não é só isso: sem a visão lateral, o risco de não enxergar alguém que vem vindo pela transversal e dar aquele encontrão dolorido é muito maior, principalmente em festas, baladas e bares. Ninguém merece terminar a noite desse jeito.

Nesse caso, as lentes de contato resolvem dois dilemas de uma única vez: a questão do visual, já que é possível enxergar bem sem nenhum acessório cobrindo o rosto; e as brechas laterais deixadas pelos óculos, garantindo que você não esbarre e estrague a festa de ninguém.

Para aplicar maquiagem

Uma das grandes reclamações de mulheres com erros refrativos é a dificuldade para enxergar os detalhes do rosto no espelho na hora de preparar o make. Os óculos não ajudam muito nessas horas: embora consigam corrigir a visão, eles criam uma barreira física para a aplicação de sombras, delineadores e máscaras nos olhos.

Com as lentes de contato esse problema é resolvido, já que a visão está corrigida e não há nenhum obstáculo para realizar as etapas de maquiagem na região dos olhos. É necessário, porém, alguns cuidados: evitar maquiagens que soltam muito pó, que podem causar irritação, e tirar as lentes antes de remover a maquiagem, para não correr o risco de fazer a fricção nas córneas na hora de limpar os olhos.

Na praia ou na piscina

Na praia ou na piscina, os óculos podem parecer um obstáculo para a diversão. Neste caso, as lentes de contato podem ajudar e garantir mais liberdade em momentos de lazer; ainda assim, é importante lembrar que elas podem sofrer contaminação em contato com a água e com a areia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para evitar este risco e manter a visão corrigida, a dica é investir em lentes de contato de descarte diário. Como o nome indica, elas são usadas apenas por um dia e devem ser descartadas ao final do período de uso.

Além disso, opte por lentes de contato com proteção UV - não só na praia, mas em todos os momentos do dia a dia. A exposição desprotegida e prolongada ao UVA e ao UVB são responsáveis por danos oculares diversos, como a catarata e a degeneração macular.

No cinema ou aquele filme em casa

Dependendo do filme que você escolher assistir, os óculos podem não ser uma boa opção - é o caso de filmes 3D ou do cineminha em casa, deitado no sofá. Nessas situações, as lentes de contato podem ser uma boa solução, pois não há nada entre você e sua diversão.

Se você nunca usou lentes de contato e tem interesse nessa opção para corrigir problemas visuais, lembre-se de consultar o oftalmologista e encontrar a melhor opção para o seu caso.