PUBLICIDADE

Você pode dissolver o tártaro? O que o seu dentista pensa sobre isso?

Será que teremos em breve um enxague para dissolver o tártaro como opção de tratamento dentário?

Visitas de rotina com seu dentista ajudam a manter suas gengivas e dentes saudáveis. Durante uma consulta de limpeza, o seu higienista remove o acúmulo de tártaro dos seus dentes. Mas e se houvesse uma lavagem para dissolver o tártaro? Esta é realmente uma opção entre os novos produtos e tecnologias na área odontológica?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dentistas: seus especialistas em tártaro

O papel do higienista dental na odontologia é diversificado e pode variar de estado para estado, diz a American Dental Association (ADA). Uma parte universal desse papel, no entanto, é a remoção de depósitos duros e moles dos dentes.

O tártaro, ou cálculo dentário, se baseia gradualmente nos dentes entre as visitas aos dentes, à medida que os minerais da sua saliva endurecem e calcificam a placa bacteriana mole. As áreas mais prevalentes onde isso ocorre é onde as principais glândulas salivares estão localizadas na boca: os dentes anteriores inferiores e os lados das bochechas dos molares superiores. A detecção e remoção de tártaro é fundamental para manter a saúde periodontal (goma) ideal e prevenir doenças nas gengivas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ferramentas

A Saudi Dental Journal destaca algumas das várias técnicas e tecnologias que os profissionais da odontologia moderna usam para combater o cálculo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Embora você possa ter visto instrumentos manuais semelhantes à sua clínica odontológica online ou em uma farmácia, nenhum desses métodos é adequado para se tentar em casa. Seu higienista dental passou anos treinando para remover o tártaro e realizar outros procedimentos, e tentar usar ferramentas afiadas em sua própria boca pode resultar em ferimentos graves em seus dentes e gengivas.

Lavagens anti-tártaro

Seria bom poder lavar o tártaro, mas o júri ainda está fora da eficácia dos bochechos no desenvolvimento do cálculo. Um estudo de Biological, Engineering, Medicine e Science Reports comparou o uso de clorexidina - um enxaguatório bucal antimicrobiano amplamente utilizado em odontologia - e um enxaguatório bucal comercial anti-cálculo. A conclusão no estudo comparativo foi que o enxaguatório bucal com anti-cálculo mostrou redução significativa na gengivite induzida por placa comparada à clorexidina.

Um segundo estudo publicado no International Journal of Experimental Dental Science testou a eficácia de uma lavagem anti-tártaro ao mergulhar amostras de cálculo in vitro ou em laboratório. Uma porcentagem do conteúdo mineral do tártaro foi dissolvida no enxágue, mas somente depois de ter sido ensopada para ensaios de 4,5 e 16 horas. Ninguém quer enxaguar bochechos por tanto tempo!

A melhor coisa que os pacientes podem fazer para combater o tártaro é reduzir o acúmulo de placa e cálculos, em primeiro lugar, com o cuidado domiciliar adequado. Escovar pelo menos duas vezes por dia e usar o fio dental diariamente diminuirá a necessidade de procurar maneiras de remover o tártaro.

O controle de placa relaciona-se diretamente com a formação de cálculo e há muito tempo é o padrão ouro para a prevenção de cáries, gengivite e doenças gengivais. Um enxágue que pode dissolver o tártaro pode ser uma adição útil no futuro, mas mais pesquisas são necessárias antes que você encontre uma em suas prateleiras de drogarias. Boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista são, e continuarão a ser, o melhor tratamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)