6 passos para aliviar dores tensionais depois de um dia agitado

Sente o corpo inteiro dolorido? Veja o que fazer para contornar esse problema

A postura inadequada, o estresse1 e os movimentos repetitivos são capazes de provocar tensões musculares, causando dores incômodas em várias partes do corpo, inclusive na cabeça2. Além do desconforto generalizado, as dores tensionais podem atrapalhar o rendimento no trabalho, comprometendo os resultados.

Por isso, é preciso prestar atenção à posição corporal durante o dia, gerenciar o estresse e, claro, se empenhar para melhorar a qualidade de vida. Ainda assim, se você enfrentar um dia muito difícil e perceber o corpo dolorido, o jeito é lançar mão de técnicas para aliviar toda a tensão acumulada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja abaixo algumas medidas capazes de deixar os músculos bem relaxados:

Exercícios físicos3: a atividade física é comprovadamente um meio de aliviar o estresse que, por sua vez, tem grande influência nas dores causadas por tensões musculares. Tente reservar uma parte do dia para praticar alguma atividade física aeróbica, como caminhada, corrida, dança ou qualquer outra modalidade que aumente a frequência cardíaca. Além de fazer bem ao coração, a atividade aeróbica é capaz de liberar endorfinas, hormônio do bem-estar que contribui diretamente para o relaxamento.

Alongamento4: quem passa o dia todo trabalhando sentado, não pratica atividade física e se joga no sofá na primeira oportunidade está em sério risco de sofrer com dores em decorrência de tensões musculares. Além de fazer um alongamento logo depois de acordar, o ideal é separar um tempo para se esticar durante o expediente.

Levante-se com regularidade da cadeira para uma caminhada rápida pelo local de trabalho, e aproveite esses momentos para alongar com calma o pescoço, os braços, as pernas e as costas. Quando retornar à cadeira, o corpo estará mais preparado para mais horas na mesma posição.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Massagem5: quando sentir que os músculos estão tensionados, procure fazer uma automassagem no local afetado. Com as mãos, faça movimentos firmes na área da dor, alongando cuidadosamente a área atingida. Se puder, peça a ajuda de alguém ou procure um massagista profissional, especialista que saberá manipular a região de forma técnica para proporcionar o relaxamento muscular.

Meditação6: quando a tensão for consequência de um dia a dia muito agitado, tirar um tempo para meditar pode ser de grande ajuda para aliviar esse estresse e, consequentemente, bloquear a resposta negativa dos músculos a ele. Procure reservar ao menos 10 minutos por dia - e pode até ser durante o horário de almoço - para se concentrar apenas no momento presente, respirar calmamente e mandar embora as preocupações.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Banho quente ou compressas quentes7: uma fonte de calor é capaz de proporcionar relaxamento muscular, diminuindo a tensão acumulada na região. No fim de um dia complicado, portanto, procure tomar um relaxante banho quente, alongando-se embaixo do chuveiro ou na banheira. Aproveite o momento para respirar fundo, acalmar a mente e preparar o corpo para o descanso.

Medicamentos: se as dores tensionais incomodarem muito e não melhorarem com os passos já descritos, é hora de consultar um médico e avaliar a necessidade usar medicamentos que proporcionam relaxamento muscular e atuam na origem da dor. Não se esqueça, porém, de se empenhar para mudar os hábitos, estabelecendo uma rotina menos estressante e com mais qualidade de vida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dorflex tem uma potente combinação com analgésico8 e relaxante muscular, que ajuda a aliviar as dores provenientes da tensão muscular.

Referências:

1 - American Psychological Association. Stress effects on the body. Disponível em: https://www.apa.org/helpcenter/stress-body

2 - Debashish Chowdhury, Tension type headache. Annals of Indian Academy of Neurology. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3444224/

3 - Mayo Clinic. Exercise and stress: Get moving to manage stress. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/exercise-and-stress/art-20044469

4 - Carlson CR, Collins FL Jr, Nitz AJ et al. Muscle stretching as an alternative relaxation training procedure. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2197297

5 - Mayo Clinic. Massage: Get in touch with its many benefits. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/massage/art-20045743

6 - Madhav Goyal, Sonal Singh, Erica M. S. Sibinga et al. Meditation Programs for Psychological Stress and Well-being. JAMA Internal Medicine. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/1809754

7 - Mayo Clinic. Self-care approaches to treating pain. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/self-care-approaches-to-treating-pain/art-20367322

8 - Malvar Ddo C, et al. The antipyretic effect of dipyrone is unrelated to inhibition of PGE(2) synthesis in the hypothalamus. Br J Pharmacol. 2011 Mar;162(6):1401-9.