Astigmatismo: as lentes de contato são indicadas para o problema?

Uma boa notícia: existem lentes de contato específicas para a correção do astigmatismo

Se você aperta os olhos para enxergar melhor porque vê embaçado, pode ser que você tenha astigmatismo, um erro refrativo que pode provocar estes sintomas. Então, caso se identifique com os sinais, a recomendação é procurar o oftalmologista.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas, o astigmatismo é um dos problemas de refração mais comuns no mundo e no Brasil atinge cerca de 60% da população. Sua causa mais comum é uma irregularidade na curvatura da córnea, o que faz com que o indivíduo com astigmatismo não consiga focalizar a visão.

Além disso, o distúrbio pode ocorrer combinado com outros erros refrativos, como miopia e hipermetropia, o que atrapalha ainda mais a visão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sintomas do astigmatismo

Pela possibilidade de parecer acompanhado de outros erros refrativos, os sintomas do astigmatismo podem se confundir. Porém, os mais comuns são:

O astigmatismo também aumenta as chances de fotofobia devido ao formato da córnea, isso porque quando a luz incide em olhos astigmatas, ela se dispersa na retina, dificultando o foco e causando incômodo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lentes de contato são indicadas para o problema?

Até pouco tempo, a única possibilidade para a correção do astigmatismo era o uso de óculos. A boa notícia é que atualmente existem lentes de contato gelatinosas, chamadas de lentes de contato gelatinosas tóricas, que são específicas para a correção deste problema. A indicação, sendo o astigmatismo associado ou não à miopia ou hipermetropia, é o uso da lente de contato tórica.

Estes tipos de lentes possuem tecnologias de estabilização que ajuda a posicioná-las corretamente e garantem uma correção mais eficiente.

Com um desenho diferenciado, algumas destas lentes podem ser mais pesadas na porção inferior, para oferecer estabilidade na visão. As lentes de contato tórica também têm forças focais cilíndricas e esféricas maiores ou menores em diferentes pontos de sua superfície, para corrigir as alterações nas córneas que causam este erro refrativo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A lente de contato Acuvue OASYS® para astigmatismo com HYDRACLEAR® PLUS possui um exclusivo desenho de estabilização acelerada, que interage com as pálpebras durante o piscar, mantendo-se na posição correta. E, além de corrigir o erro refrativo, a lente garante proteção UV, conforto e estabilidade do filme lacrimal, minimizando a sensação de olhos secos.

Outra opção são as lentes 1-DAY ACUVUE MOIST® para astigmatismo com LACREON®, que também contam com o desenho de estabilização acelerada e são próprias para correção de astigmatismo, além de possuir a conveniência de ser uma lente de descarte diário.

Excelentes aliadas na correção de problemas de visão, as lentes de contato são práticas e proporcionam independência para quem procura a possibilidade de abandonar os óculos de grau. Mas, é importante lembrar que a indicação e a escolha das lentes de contato devem ser feitas pelo oftalmologista em conjunto ao paciente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)