O que não pode faltar e o que é exagero quando o assunto é cuidar da pele do bebê?

Felícia Szeles, pediatra especialista em Alergia e Imunologia, tira dúvida sobre o que é preciso de fato para manter a pele do bebê saudável

Cuidar a pele do bebê não exige uma lista muito grande de itens. É indicado sabonete líquido para bebê, pomada para assadura e só. O restante vai de acordo com cada bebê.

O importante é se atentar aos rótulos dos produtos, afinal, os bebês precisam usar produtos específicos para eles. Na hora do banho, por exemplo, normalmente prefiro sabonetes líquidos com ph abaixo de 6. E na verdade, o sabonete é mais indicado para a região genital e um pouquinho na cabeça. No rosto não se orienta usar sabonete ou outro produto.

Não existe uma obrigação de se passar hidratantes ou óleo em bebês. Muitas vezes, a pele do bebê fica mais seca quando abusamos na quantidade de sabonetes e shampoos e, diminuindo essa quantidade, o problema já se resolve! Mas o hidratante ou o óleo pode ser usado em uma massagem relaxante ou quando o bebê tem a pele muito seca, ainda assim devem ser sempre indicados pelo pediatra da criança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os bebês também podem usar repelente e, mais uma vez, é preciso atenção à embalagem. Os repelentes devem ser usados conforme as orientações do rótulo, como idade liberada e tempo de proteção para a replicação. O produto deve ser aplicado sempre nas áreas expostas e nunca embaixo de roupas. Também é indicado evitar mãos e rosto e dar preferência pela apresentação em gel.

Acho importante fazer sempre um teste na pele antes de aplicar no corpo todo. Se a criança apresentar irritabilidade local, deve-se lavar bem a área com água e sabão e entrar em contato com o pediatra.

Já o uso do filtro solar está liberado a partir de 6 meses, mas é importante escolher aqueles que carreguem no rótulo a indicação de que são para bebês. Além disso, dê preferência para os produtos com fator de proteção acima de 50.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)