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4 razões que vão te motivar a manter o peso ideal

Controlar o peso não está relacionado a padrões de beleza, mas, sim, a viver com mais saúde e bem-estar! Veja os benefícios de se manter no peso ideal

Você sabe se está no melhor peso para você? Isso mesmo, o peso que é considerado adequado para você - para seu biotipo, idade, sexo e momento de vida - não aquele de pessoas que estampam capas de revistas ou algumas páginas das redes sociais. Controlar o peso e buscar esse equilíbrio individual traz uma série de benefícios, que vão de mais bem-estar e disposição no dia a dia à diminuição do risco de diversas doenças.

Entretanto, o número de pessoas com sobrepeso segue crescendo. Em 2025, a estimativa, de acordo com o Mapa da Obesidade, é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade de fato. No Brasil, os casos aumentaram 67,8% em treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 20181.

A obesidade é considerada uma doença crônica e, de forma simples, é o acúmulo excessivo de gordura em toda a extensão corporal. O grau de excesso de gordura, a distribuição pelo corpo e os riscos para a saúde variam de pessoa para pessoa2. Ela também é multifatorial, ou seja, suas causas ainda incluem genética, questões sociais e econômicas, estilo de vida e estado emocional3.

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Como lembra a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar acima do peso é um grave problema, pois a obesidade é apontada como porta de entrada para diversas outras doenças4. Pensando nisso, vale a pena rever alguns hábitos alimentares, o estilo de vida e buscar o controle do peso e uma vida mais saudável.

Razões para manter o peso saudável

Quer um pouco de motivação nessa jornada? Veja essa lista de benefícios do controle de peso para sua saúde.

1. Menor risco de uma série de doenças crônicas

Quem está com sobrepeso pode sofrer com aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e da resistência à insulina. Com isso, a obesidade acaba sendo fator de risco para doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além de também estar relacionada com mais chances de desenvolvimento de câncer4. Ou seja, se manter dentro do peso adequado e saudável te afasta dessa série de riscos.

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2. Mais disposição

O excesso de peso também é responsável por dores nas costas, nos quadris, nos joelhos e nas articulações por causa da sobrecarga. Controlando o peso, muitas dessas dores e incômodos tendem a diminuir, melhorando a movimentação da pessoa, favorecendo a prática de atividades físicas e trazendo mais disposição5.

3. Ajudinha para a respiração

Respirar bem é praticamente sinônimo de se sentir bem! A ciência já mostrou também uma relação da obesidade com problemas no sistema respiratório, como afecções pulmonares e apneia obstrutiva do sono6.

Para respirar bem, é preciso que todas as partes do sistema respiratório estejam em pleno funcionamento, porém, sabemos que os obesos têm, por exemplo, a mobilidade do diafragma prejudicada, assim como o movimento costal. Diminuir o peso e o acúmulo de gordura pelo corpo ajuda a "recuperar espaços" e, no final, contribui para a respiração6.

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4. Melhora na qualidade do sono

Aqui temos um ciclo vicioso. Se a obesidade traz problemas para a respiração, por exemplo, ela também vai interferir na qualidade do sono, afinal, quem dorme bem respirando mal? Mas a falta de sono é apontada como uma das variáveis para o aumento do peso, já que dormir pouco mexe com hormônios ligados à saciedade e à fome. Isso impacta nas escolhas alimentares e também em todo o sistema que regula essas sensações7.

No final, ao manter um peso saudável, há menos riscos de problemas que atrapalhem o sono e, consequentemente, menos chances de impacto nesses hormônios e risco de obesidade7.

Como identificar o sobrepeso?

Tanto comentamos sobre obesidade, mas como saber se realmente há um excesso de peso preocupante? Há uma série de recursos que ajudam a indicar isso, e um deles é o IMC (Índice de Massa Corpórea). Para chegar a esse número, o peso em kg é dividido pela altura em metros ao quadrado (IMC = Peso ÷ Altura × Altura). É consenso que alguém com IMC igual ou superior a 30, seja homem ou mulher, é considerado obeso2.

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Entretanto, esse índice não descreve a ampla variação que ocorre na composição corporal de indivíduos e ainda desconsidera pontos como idade e sexo2. Aí entram outros medidores, como a circunferência abdominal, que reflete melhor o conteúdo de gordura visceral que uma medida mais antiga, a relação abdômen x quadril, e também se associa muito à gordura corporal total. Uma circunferência abdominal igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres representa risco cardiovascular aumentado em caucasianos, por exemplo. Essa referência muda de acordo com idade e grupos étnicos3.

Ainda é possível fazer exames, como a bioimpedância e somatória de medidas de pregas cutâneas com um aparelho chamado adipômetro. Com isso, é possível saber, no peso de cada um, o que é gordura, água, massa magra e por aí vai3.

Por isso começamos dizendo que a questão do peso é individual. Com todos esses recursos e avaliação médica é possível saber o peso adequado para aquele indivíduo e montar estratégias para alcançá-lo.

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Alimentação saudável e o controle do peso

Para prevenir a obesidade e alcançar e manter o peso saudável, é fundamental praticar atividade física e também cuidar da alimentação3. Pensando no cardápio do dia a dia, vale tomar alguns cuidados, como recomenda a Organização Pan-Americana da Saúde, que faz parte da OMS:

Uma ideia também é buscar alternativas saudáveis disponíveis no mercado para cuidar da alimentação e do peso. Quem leva uma vida cheia de tarefas, mas não deixa de cuidar da saúde e do bem-estar e busca uma alimentação mais equilibrada ou uma reeducação alimentar, por exemplo, pode consumir o Glucerna Fit.

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Trata-se de um substituto de refeição, pronto para beber. Ele ajuda na perda e controle do peso e foi cientificamente desenvolvido com tripla ação: controle do peso, energia e nutrição balanceada. O Glucerna Fit oferece nutrientes que dão energia e te ajudam a ficar ativo com apenas 200 Kcal por porção, além de conter 15g de proteína de alta qualidade por porção, fibras e carboidrato de lenta absorção que te ajudam a manter a dieta9.

Além disso, leia os rótulos dos produtos e fique atento se não está exagerando nas quantidades de açúcar, sódio e gordura sem nem perceber. Uma avaliação nutricional também é bem-vinda para ajudar a chegar ao peso adequado e aproveitar os seus benefícios.

Glucerna FIT é um produto isento de registro de acordo com a resolução RDC nº240/2018. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Material destinado a todos os públicos. Referências disponíveis no site: www.glucerna.com.br | ANBRGLU20218607

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Referências

1. Brasil, Associação Brasileira de Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mapa da Obesidade. Disponível em https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/. Acesso em 05/03/2021.

2. Pinheiro ARO, Freitas SFT, Corso ACT. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Revista de Nutrição. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000400012. Acesso em 05/03/2021.

3. Diretrizes Brasileiras de Obesidade. 4ª edição. Abeso. Disponível em: https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2019/12/Diretrizes-Download-Diretrizes-Brasileiras-de-Obesidade-2016.pdf. Acesso em 05/03/2021.

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4. Brasil, Ministério da Saúde. Obesidade é porta de entrada para outras doenças. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/obesidade-e-porta-de-entrada-para-outras-doencas. Acesso em 05/03/2021.

5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. ? Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_doenca_cronica_obesidade_cab38.pdf. Acesso em 05/03/2021.

6. Melo, LC, Silva, MAM; Calles, ACN. Obesidade e função pulmonar: uma revisão sistemática. Einstein (São Paulo) vol.12 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2014. https://doi.org/10.1590/S1679-45082014RW2691. Acesso em 05/03/2021.

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7. Crispim, CA; Zalcman, I; Dáttilo, M; et al. Relação entre sono e obesidade: uma revisão da literatura. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. vol.51 nº7. São Paulo, Oct. 2007. https://doi.org/10.1590/S0004-27302007000700004. Acesso em 05/03/2021.

8. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa ? Alimentação saudável. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5964:folha-informativa-alimentacao-saudavel&Itemid=839. Acesso em 05/03/2021.

9. Glucerna Fit. Disponível em: https://www.glucerna.abbott/br/sobre-nos-produtos/glucerna-fit.html. Acesso em 10 de novembro de 2020.