Escapes de xixi: quais os tipos?

Descubra os tipos de incontinência urinária e os melhores tratamentos

Muitas pessoas podem apresentar pequenas e ocasionais perdas de xixi enquanto outras podem perder de pequenas a moderadas quantidades de urina e com mais frequência que o normal. Esses são sinais da incontinência urinária, condição que, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, atinge 10 milhões de brasileiros de todas as idades, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino.

Se a incontinência urinária afeta as atividades diárias, é hora de realizar uma consulta médica para entender e tratar o problema. Para a maioria das pessoas, mudanças simples no estilo de vida e na dieta, bem como cuidados médicos, podem tratar com efetividade os escapes de xixi.

Tipos de escapes de xixi

Existem vários tipos diferentes de escapes de xixi, como a incontinência de esforço - que ocorre devido ao enfraquecimento dos músculos e tecidos do assoalho pélvico. Normalmente esse tipo escape acontece quando a pressão na bexiga aumenta, como quando você faz exercícios, ri, espirra ou tosse

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Os escapes de xixi por causa da incontinência de urgência, também conhecida como bexiga hiperativa, acontecem se há uma necessidade urgente de ir ao banheiro e não é possível chegar a tempo. Isso pode acontecer até mesmo quando você tem apenas uma pequena quantidade de urina na bexiga.

Há também a incontinência por transbordamento, que é quando os vazamentos ocorrem porque a bexiga está sempre cheia ou não esvazia completamente, o que leva ao gotejamento.

Já o escape por incontinência urinária funcional se dá devido à impossibilidade de ir ao banheiro por causa de alguma doença ou complicação que impedem a chegada ao banheiro. Também há os escapes de xixi misto, quando a pessoa tem dois tipos de incontinência.

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Como tratar os escapes de xixi?

O tratamento irá depender de vários fatores, como o tipo de incontinência, a idade da pessoa, bem como seu estado geral de saúde. Algumas mudanças e adaptações no estilo de vida podem auxiliar no tratamento, como beber uma quantidade adequada de água e manter uma boa alimentação, reduzindo alimentos e bebidas com cafeína, como chocolate, chá e café.

Treinar a bexiga com uma programação para ajudar a reduzir o vazamento, como aumentar gradualmente o tempo entre as idas ao banheiro, pode ajudar a alongar a bexiga para que ela possa reter mais urina.

Fortalecer a musculatura do assoalho pélvico também pode ajudar a controlar a micção. Conhecidos como exercícios de Kegel, esses treinos envolvem enrijecimento e relaxamento dos músculos que controlam o fluxo urinário.

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