PUBLICIDADE

Soluço de Bolsonaro: o que pode causar crise de soluço persistente?

As causas de uma crise de soluço como a do presidente Jair Bolsonaro são as mais diversas

Soluço é algo muito comum em bebês, e as crises costumam passar rápido. Entretanto, apesar de raro, há casos de soluço persistente. São soluços que duram mais de 48 horas e, nesse caso, é preciso investigação e avaliação médica.

Essa semana, o presidente da República Jair Bolsonaro foi acometido por uma crise de soluço persistente. Bolsonaro relatou também dores abdominais e cancelou a agenda desta quarta-feira (14) para realizar exames. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, "o presidente ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital". O comunicado ainda diz que "ele está animado e passa bem."

O que causa soluço persistente?

O soluço, como explica André Augusto Pinto, cirurgião geral e cirurgião bariátrico da Clínica Gastro ABC, é uma contração involuntária, intermitente e espasmódica do diafragma e dos músculos intercostais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ele pode ser causado por atitudes simples, como uma gargalhada, mas também por mudanças emocionais e até problemas mais sérios de saúde. Podemos listar, ao menos, 14 causas para o soluço:

Quando o soluço é persistente ou mesmo recorrente, o melhor é fazer uma avaliação médica. "Os soluços constantes podem ter várias causas e origens e geralmente estão relacionados ao refluxo gastresofágico e a irritação do diafragma e do nervo frênico. Geralmente acometem homens idosos e do sexo masculino", afirma o médico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No caso do soluço de Bolsonaro, por exemplo, o problema também pode estar relacionado a questões abdominais.

"É fundamental a investigação do abdômen com tomografia ou ressonância de abdômen pois, no caso dele, devido às múltiplas cirurgias abdominais que ele já foi submetido, podem ocorrer casos de hérnias internas ou aderências do intestino, causando obstrução intestinal, que é a parada da eliminação de gases e fezes pelo intestino delgado ou grosso. Isso pode levar a soluços e também a vômitos persistentes, além de dor e distensão abdominais", comenta André.

Consequências do soluço persistente

Além de provocarem dores e incômodos, as crises de soluço que não passam podem trazer consequências sérias. "Os soluços persistentes podem levar a vários efeitos adversos com desfechos graves como perda de peso, desnutrição, insônia, fadiga, estresse mental, dor abdominal e prejuízo para a qualidade de vida do paciente", resume o cirurgião.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tratamento para soluço persistente

O tratamento do soluço vai depender da identificação de sua causa. Há medicamentos que podem ser usados, como o Digestil, mas o paciente nunca deve se automedicar. A orientação é seguir à risca a orientação médica em relação a medicamentos e condutas.