5 dicas práticas para melhorar sua qualidade de vida

Existem algumas atitudes que, além de promover bem-estar físico, mental ou emocional, podem ajudar a cuidar do planeta

*Conteúdo Patrocinado

Insônia, dores musculares, estresse e maus hábitos alimentares: esses são uns dos efeitos de uma rotina muito agitada. Nesse cenário, às vezes, 24h por dia parecem não ser suficientes - mas esse tempo mal aproveitado acaba afetando seriamente o nosso corpo. Além de atrapalhar o bem-estar, esses efeitos podem ser nocivos à saúde.

Mas esse cenário pode ser mudado! Afinal, há alguns hábitos práticos que ajudam a cuidar do organismo e ainda melhorar a qualidade de vida - sua e do planeta. Confira abaixo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Invista no sono

O sono é essencial tanto para o bem-estar físico quanto para o mental. Afinal, ele ajuda a relaxar e ainda fortalece a memória, favorece o desempenho físico e melhora a concentração durante o dia. Durante o sono, também são produzidos hormônios que reduzem o risco de doenças cardiovasculares e auxiliam no controle do diabetes e hipertensão.

Ter uma boa noite de sono é essencial para uma vida mais plena! Por isso, comece a se preparar para dormir 30 minutos mais cedo, tome um leite morno ou chá antes de ir para a cama, evite mexer no celular ou assistir televisão antes de deitar - o mesmo vale para assim que acordar - e escolha o melhor travesseiro e colchão que puder.

2. Não se esqueça de respirar

Parece besteira, mas às vezes, por causa da rotina agitada de trabalho, estudos, afazeres domésticos, etc., acabamos esquecendo de reservar um tempo para fazer coisas básicas, como ir ao banheiro quando o corpo indica necessidade, beber água e até mesmo respirar. Apesar de simples, essas atividades são importantes para te ajudar a conhecer o seu corpo e aprender a identificar quando há algo de errado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma respiração curta e superficial, por exemplo, pode provocar dores abdominais e nas costas. Para evitar esses problemas e ainda desfrutar de todos os benefícios de uma boa respiração, como alívio de ansiedade e estresse, melhora na concentração e no metabolismo celular e postura adequada, separe momentos ao longo do dia para respirar profundamente e prestar atenção às sensações do corpo.

3. Utilize produtos mais naturais no dia a dia

Para a alimentação, priorize os alimentos orgânicos, pois irão oferecer mais nutrientes para o seu organismo. Quanto aos produtos de beleza, procure aqueles com ingredientes mais naturais - mas que tenham sido aprovados pelas agências regulatórias, afinal, cosméticos caseiros nem sempre vão trazer todos os benefícios prometidos.

Já em relação à higiene bucal, dá para encontrar produtos mais naturais? E a resposta é, sim! Os cremes dentais da linha Colgate® Natural Extracts, por exemplo, combinam o melhor da ciência e tecnologia de Colgate com ingredientes naturais em sua fórmula para um cuidado eficaz do seu sorriso e uma surpreendente explosão de sabores. Tem também a linha Colgate® Zero, que garante uma experiência inovadora de 0% aromas, adoçantes, corantes e conservantes artificiais, além de ser vegana, sem glúten e ter o primeiro gel dental transparente do mercado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Programe a alimentação da semana

Manter uma alimentação saudável e balanceada não é uma tarefa fácil. Entretanto, algumas atitudes que ajudam a alcançar esse objetivo, a principal delas é: planejar as refeições da semana. Deixar para decidir o que vai comer em cima da hora pode ser prejudicial tanto para a sua saúde quanto para o seu bolso.

Além de evitar fast-food de última hora, esse planejamento alimentar permite que você escolha alimentos de sua preferência e com todos os nutrientes que seu corpo precisa. Assim, também é possível fazer compras mais assertivas, evitando desperdícios. Sem falar na praticidade, não é mesmo? Otimiza o tempo cozinhando e ainda previne os sustos de esquecer de "tirar a carne do congelador".

5. Pratique sustentabilidade dentro de casa

É frequente o sentimento de que os dias passam rapidamente e não temos tempo para nada. No entanto, é possível praticar sustentabilidade dentro de casa com um pouco de planejamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No dia a dia, programe-se para separar seu lixo entre recicláveis e não recicláveis. Além disso, encurte o seu tempo no chuveiro e, se tiver espaço em casa, crie uma horta orgânica, nem que seja para os temperos do dia a dia.

Outro fator é optar, na medida do possível, por produtos que sejam recicláveis, como, por exemplo, o creme dental. É o caso dos tubos dos cremes dentais das linhas Colgate® Natural Extracts e Colgate® Zero. Isso porque um dos objetivos da Colgate-Palmolive é transformar 100% das embalagens em recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Por isso, além de trazer benefícios para a sua saúde bucal, você também cuida do planeta.

Tais práticas, mesmo que pequenas, podem ajudar muito na construção de um futuro melhor, onde as pessoas vão ter cada vez mais motivos para sorrir.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)