PUBLICIDADE

Acupuntura para imunidade: como o método ativa suas defesas?

A técnica que utiliza pequenas agulhas ativa pontos estratégicos no corpo para estimular o bom funcionamento do organismo

O corpo humano é um extraordinário conjunto de surpresas para todos que se aventuram a mergulhar em seus mistérios e complexidades. A imunidade é um exemplo das maravilhas dessa máquina orgânica singular.

Constituído de barreiras, células e inúmeras substâncias sinalizadoras, nosso sistema imunológico é capaz de nos proteger de diversas agressões externas, como agentes físicos, químicos, microbiológicos, além de vigiar e atacar células tumorais.

Essa grande orquestra trabalha em conjunto com outros dois sistemas, também muito complexos e bem integrados: o sistema nervoso e o sistema endócrino. É por isso que problemas neuropsiquiátricos, como o estresse e a ansiedade, afetam nossa imunidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Isso também acontece com os problemas endócrinos. As pessoas com diabetes, por exemplo, estão acostumadas com feridas que demoram mais a cicatrizar e podem ser mais suscetíveis a infecções.

Nesse contexto, a acupuntura é um método que trabalha diretamente sobre o sistema nervoso periférico e gera estímulos que são levados até a medula espinhal. Mas a informação do agulhamento não para por aí, seguindo adiante e subindo até chegar no encéfalo, passando por áreas muito nobres, com nomes complicados (como mesencéfalo, ponte, tálamo, substância cinzenta periaquedutal, hipotálamo, sistema límbico e córtex).

Todo esse sistema produz várias substâncias, de diversos tipos, incluindo as analgésicas, as antidepressivas e as de bem-estar, como serotonina, endorfinas e opióides. Isso tudo acaba influenciando nos centros nervosos que, por sua vez, atuam no sistema endócrino, tranquilizando a mente, diminuindo a ansiedade e equilibrando a pessoa em suas mais diversas desarmonias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É assim que um dos benefícios da acupuntura acaba sendo a capacidade de melhorar nossa imunidade, interagindo diretamente no sistema nervoso. Isso porque os sistemas endócrino e imunológico são afetados positivamente durante o método e a pessoa passa a se sentir melhor e a adoecer menos.

Para entender melhor as vantagens dessa técnica, consulte o site do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e permita-se a experiência de uma consulta com um médico especialista em acupuntura.