PUBLICIDADE

Banheiro compartilhado aumenta risco de contaminação da escova de dente, diz estudo

Coliformes fecais podem crescer em itens pessoais de terceiros e causar infecções

Uma pesquisa apresentada na reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia confirma que há presença de coliformes fecais em escovas de dente, que pode servir como um vetor para a transmissão de doenças.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para chegar aos resultados, foram coletadas escovas de dente dos estudantes da Universidade de Quinnipiac, em Connecticut (EUA). Todas as escovas foram retiradas de estudantes que compartilhavam banheiros, em uma média de 9,4 moradores para cada banheiro.

Independentemente do método de armazenamento, pelo menos 60% das escovas de dente estavam contaminadas com coliformes fecais. Não houve diferenças na eficácia dos métodos de descontaminação - entre a água fria, água quente ou lavagem com antisséptico bucal, sendo que 100% de escovas regularmente higienizadas com antisséptico apresentaram contaminação fecal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com os cientistas, a maior preocupação é que as escovas de dente estejam contaminadas com o material fecal de outra pessoa - há uma chance de 80% para essa contaminação cruzada. Essa situação é mais delicada uma vez que os coliformes fecais de terceiros contém bactérias, vírus ou parasitas que estão normalmente presentes na flora intestinal de algumas pessoas, mas podem fazer mal para outras.

Melhores práticas de higiene são recomendadas para os estudantes que compartilham banheiros, afirmam os pesquisadores. Além disso, as escovas de dentes são uma fonte de contaminação conhecida. Desde o século passado há suspeita de que a reutilização de escovas de dente pode ser uma possível fonte de infecção na cavidade oral. No entanto, os estudiosos afirmam que escovas de dente armazenadas em banheiros compartilhados são especialmente vulneráveis à contaminação com material do vaso sanitário de outros ocupantes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)