PUBLICIDADE

Teste de gravidez positivo em homens pode ser sinal de câncer

Alguns tipos de câncer de testículo possuem células embrionárias que produzem o beta HCG, substância que faz o teste ficar positivo

Parece mentira, mas não é! Quando o homem realiza um teste de gravidez de urina e o resultado é positivo isto pode ser um sinal de câncer no testículo. "O exame de gravidez fica positivo devido à uma substância chamada Beta HCG que na mulher é produzida pela placenta. Em homens, existem alguns tipos de câncer de testículo que possuem células embrionárias que produzem o Beta HCG. Então, quando o homem tem um tumor deste, existe a possibilidade da concentração de Beta HCG aumentar tanto que uma parte disso iria para a urina fazendo com que o teste de gravidez dê positivo", explica o urologista Valter Javaroni, Chefe do departamento de Medicina Sexual e Infertilidade da Sociedade Brasileira de Urologia do Rio de Janeiro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, saiba que o teste de gravidez não é a maneira correta de se diagnosticar um câncer de testículo. "Sempre que o médico ou o paciente identificam um caroço no testículo a conduta correta é realizar um exame de imagem e um de sangue, neste último serão avaliados os marcadores tumorais para o câncer de testículo que são o beta HCG e o alfafetoproteína. O exame de sangue é melhor porque consegue identificar concentrações muito menores desses marcadores do que o teste de gravidez de urina", observa Valter Javaroni.

Para prevenir o câncer de testículo a resposta não é realizar testes de gravidez toda hora. O homem deve realizar o autoexame durante o banho. "Tocar o testículo durante o banho é a forma mais indicada para se descobrir possíveis suspeitas de câncer de testículo. É importante que o homem aprenda a apalpar o contorno do testículo, assim ele vai se acostumar com o que é formato normal e se aparecer um caroço perceberá logo e irá ao médico", conta Valter Javaroni.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)