PUBLICIDADE

Crianças devem consumir no máximo 25g de açúcar por dia

Nova recomendação da Associação Americana do Coração diz que menores de 2 anos não devem consumir açúcar

O crescimento da obesidade infantil é uma preocupação para diversos países. Nesta segunda-feira (22), a Associação Americana do Coração divulgou, na revista médica "Circulation", uma nova recomendação sobre o consumo de açúcar por crianças e adolescentes.

De acordo com a organização, pessoas de 2 a 18 anos podem consumir, no máximo, 25 gramas de açúcar por dia, o equivalente a seis colheres de chá. Esse limite estabelecido vale apenas para o açúcar adicionado durante processamentos industriais ou no preparo dos alimentos.

A associação alerta que crianças com menos de dois anos não devem consumir nenhum tipo de açúcar adicionado. O indicado para as crianças e adolescentes é que consumo do açúcar aconteça de forma natural, como em frutas ou no leite. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia indicado que o nível do açúcar adicionado não poderia ultrapassar 10% das calorias totais consumidas diariamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A professora Miriam Vos, da Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta, e uma das autoras da recomendação, revela que o fato das crianças consumirem alimentos cheios de açúcar adicionado resulta na dificuldade de incluir alimentos saudáveis na alimentação delas.

"Tem havido uma falta de clareza e consenso sobre quanto açúcar adicionado é considerado saudável para crianças, então o açúcar permanece um ingrediente comumente presente em comidas e bebidas e o consumo geral por crianças permanece alto - a criança americana típica consome cerca de três vezes a quantidade recomendada", diz Miriam Vos.

O consumo excessivo de açúcar na infância pode aumentar o desenvolvimento de doenças cardíacas durante a fase adulta, e pode resultar também na obesidade e hipertensão. "Acreditamos que as evidências científicas para nossas recomendações são fortes e ter uma quantidade específica como objetivo vai ajudar de forma significativa os pais e os defensores da saúde pública a promoverem a melhor nutrição possível para as crianças", completou a professora.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A Associação Americana do Coração mostrou que bebidas açucaradas, refrigerantes e sucos industrializados, são as principais fontes de açúcar adicionado. A recomendação da associação é a de que as pessoas consumam apenas 230 ml desse tipo de bebida por semana.

Uma pesquisa feita anualmente para monitorar fatores de risco para doenças crônicas no Brasil, feito pelo Ministério da Saúde, revelou que cerca de 30% dos jovens de 18 a 24 anos tomam refrigerante todos os dias. Além disso, 28,5% dessas pessoas também consumem doces de forma exagerada.