PUBLICIDADE

Assoprar as velas de aniversário aumenta as bactérias no bolo, diz estudo

Pesquisa americana descobriu que assoprar velas em um bolo de aniversário aumenta o número de bactérias em 1.400%

Quem não gosta de ir a uma festa de aniversário? Música, brincadeiras, amigos, salgadinhos, refrigerantes, doces e o bolo fazem que esta seja uma das melhores comemorações. Contudo, na próxima vez que você for a uma festa de aniversário, vai querer reconsiderar a aceitação de uma fatia de bolo. O motivo é que esse costume muito comum é na verdade um ato bastante sujo, em termos de bactérias.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Clemson University, nos Estados Unidos, assoprar as velas do bolo pode aumentar o número de bactérias que se estabeleceram em cima da cobertura em 1.400%. A pesquisa foi conduzida com a ajuda de um grupo de estudantes de graduação para fazer com que eles pensassem sobre segurança alimentar.

Para investigação, os cientistas fizeram um bolo "falso" de isopor enrolado em um papel com velas colocadas no topo. Antes de assoprar as velas, os participantes comeram uma fatia de pizza para imitar o tipo de comida e a situação de uma festa de aniversário para ativar as glândulas salivares e introduzir potenciais bactérias na boca. E então assopravam as velas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Após esse processo, os pesquisadores coletaram amostras da folha e as colocaram-nas em meios de cultura (preparações químicas usadas para a realização de análises laboratoriais). O experimento foi repetido três vezes em dias diferentes por 11 indivíduos.

A análise descobriu que assoprar as velas pode aumentar os níveis de bactérias em cima do bolo 14 vezes, em média. No entanto, eles descobriram que em um caso especial aumentou a contaminação em 120 vezes, sugerindo que existem indivíduos que transferem mais bactérias do que outros.

"Algumas pessoas sopram no bolo e não transferem nenhuma bactéria. Entretanto existem algumas pessoas que realmente, por qualquer motivo transferem muitas bactérias", disse o cientista científico Dr. Paul Dawson, principal autor do estudo, ao The Atlantic.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Embora os resultados sejam chocantes, os pesquisadores afirmam que não é preciso perder o sono com essa descoberta. Isso porque a boca humana está cheia de bactérias, porém a maioria delas não são prejudiciais para saúde. Portanto, fique tranquilo para comer um pedaço de bolo na próxima festa de aniversário.

"Não é uma grande preocupação para a saúde na minha perspectiva", acrescentou Dr. Dawson.