PUBLICIDADE

Poluição do ar pode prejudicar a qualidade do esperma, diz pesquisa

Estudo mostra que presença de partículas poluente poderia diminuir a quantidade de espermas saudáveis

Os problema relacionados à poluição não causam somente complicações respiratórias. Uma pesquisa publicada no periódico científico Occupational & Environmental Medicine descobriu que o contato com poluentes pode prejudicar a qualidade do sêmen.

A pesquisa foi realizada entre 2011 e 2014 com 6475 homens com idade entre 15 e 49 anos e avaliou a qualidade do sêmen dos participantes levando em consideração as diretrizes da OMS, incluindo concentração de esperma, motilidade total e motilidade progressiva e morfológica.

Os cientistas observaram que existe uma relação entre a exposição às partículas suspensas no ar e a atividade do esperma. Para se ter uma ideia, cada cinco gramas de partículas por metro cúbico de ar, estaria associada a uma redução de 1% na quantidade de espermas saudáveis.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O estudo não é conclusivo, portanto, até o momento, os cientistas não conseguiram explicar o motivo pelo qual o contato com poluentes poderia diminuir a qualidade dos espermas.

No entanto, essa não é a primeira vez que a ciência encontra uma relação entre poluição e problemas reprodutivos masculinos. No ano de 2010 um estudo realizado pela Unidade de Toxicologia Reprodutiva e de Andrologia do Hospital das Clinicas da FMUSP, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e coordenado pelo urologista Jorge Hallak, descobriu que a poluição é uma das causas modernas mais graves da infertilidade masculina.

De acordo com o estudo, aqueles que respiram muita poluição apresentaram maior concentração de radicais livres no sangue, o que provoca uma baixa na qualidade dos espermas. Os números mostraram que dos 748 pesquisados, 500 apresentavam algum tipo de alteração na fertilidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)