PUBLICIDADE

Ansiedade social está ligada ao medo de errar, mostra estudo

A cobrança exagerada que o ansioso impõe a si mesmo é a raiz do problema

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

A ansiedade social é um fenômeno irracional que ocorre quando o maior medo do indivíduo é ser rejeitado mesmo quando não há motivos para isso. De acordo com os cientistas, a atenção excessiva que a pessoa dá aos próprios erros é a raiz do problema. Cerca de 15 milhões de pessoas são afetadas com a ansiedade social, apenas nos Estados Unidos.

O Jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente publicou um estudo realizado com mais de 100 crianças a respeito do assunto. Para analisar a raiz dos problemas de ansiedade dessas crianças, uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Universidade de Maryland usou um eletroencefalograma para monitorar a atividade cerebral elétrica das crianças, enquanto eram submetidas a testes que mediam a capacidade de se concentrar em informações e ignorar distrações.

O estudo foi realizado a partir de dois testes. No primeiro, as crianças não seriam avisadas de que estavam sendo observadas, diferente do segundo teste, no qual eles avisaram que elas seriam observadas por algumas pessoas. Com base na atividade cerebral a equipe encontrou uma conexão entre a ansiedade social e o medo de cometer erros quando observada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como ajudar

Ainda sobre o estudo, é importante mencionar que não adianta dizer para um ansioso ?não se importar com o que os outros vão pensar?, porque essa frase pode até agravar a situação.

Para ajudar, a psicóloga Adriana de Aráujo enumerou 15 dicas para controlar a ansiedade, veja tudo aqui.