PUBLICIDADE

Menopausa mais intensa pode indicar maior risco de doenças do coração

Novo estudo mostrou que com o passar dos estágios da menopausa, problemas vasculares aumentam

Não é segredo que após a menopausa o risco de doenças do coração aumenta bastante nas mulheres: devido a queda dos níveis do hormônio estrógeno, que entre outras funções protege as artérias da formação de placas de gordura, diminuindo o risco de obstrução nas artérias que levam sangue ao coração, quadro causador do infarto.

No entanto, um novo estudo publicado online na revista científica Menopause mostrou uma relação entre a intensidade dos sintomas da menopausa com o aumento deste risco específico.

O estudo foi feito com 138 mulheres em diferentes estágios da menopausa e pós-menopausa. Eles compararam a intensidade e frequência dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor (conhecidas popularmente como fogacho).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao final do estudo, perceberam que as mulheres com maior intensidade e frequência de sintomas de menopausa apresentavam também um endurecimento arterial maior, assim como algumas disfunções vasculares, marcadores de futuros problemas cardiovasculares.

Além disso, mulheres na pré-menopausa e durante o climatério são mais vulneráveis a esse aumento de risco. "Como a flutuação e declínio do estrógeno durante a transição da menopausa, é importante monitorar a pressão arterial, lipídios, açúcar no sangue e composição corporal, devido ao risco do aumento de risco causado pelo acúmulo de gordura abdominal", explica JoAnn Pinkerton, diretora executiva da Sociedade Norte-americana de Menopausa em entrevista ao Eurekalert.

Sintomas de infarto feminino

O que nem todo mundo sabe é que os sintomas de infarto nas mulheres costumam ser diferentes do que nos homens. "Isso ocorre principalmente em mulheres com mais de 55 anos", explica o cardiologista Pedro Mekhitarian, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja abaixo aqui quais são os sintomas de infarto em mulheres e como se proteger.