PUBLICIDADE

Cuidado ao misturar chás e remédios: veja 13 combinações perigosas

Um estudo sul-africano descobriu que algumas ervas causam interação com medicamentos

Consumir chá é muito comum entre as pessoas, mas mesmo que as substâncias sejam descritas como naturais nem sempre podem fazer bem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma pesquisa publicada no British Journal of Clinical Pharmacology descobriu que chá verde, chá de camomila, ginkgo biloba, ginseng, erva-de-São-João e outras plantas com efeitos fitoterápicos podem interagir com medicamentos e causar uma série de prejuízos para a saúde.

Para a realização da pesquisa foram revisados 49 estudos sobre a interação de ervas com medicamentos prescritos. Dessa forma, os resultados mostraram que a ingestão de plantas pode afetar a maneira pela qual os remédios agem no organismo, interferindo em enzimas de modo a bloquear ou potencializar seus efeitos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A interação entre essas ervas e alguns medicamentos pode causar impactos colaterais como danos nos rins, hemorragia, náusea, vômito, diarreia, problemas de saúde mental, convulsão e dor muscular.

Apesar dos resultados serem baseados em estudos, ainda falta analisar cada uma das interações para que seja comprovado definitivamente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Interação com remédios para trombose e colesterol

De acordo com o estudo, foi analisado que as varfarinas (classe de anticoagulantes usados em casos de trombose), e estatinas (fármacos voltados para o tratamento do colesterol alto e prevenção da aterosclerose) podem ser prejudiciais quando são tomados com compostos como sálvia, erva-de-São-João, linhaça, cranberry, chá-verde, camomila e suco de goji.

Interação com imunossupressores

Quando uma pessoa passa por um transplante de órgãos, geralmente, começa a tomar medicamentos que reduzem a força do sistema imunológico, como por exemplo tacrolimo e ciclosporina, com objetivo de evitar episódios de rejeição. Ambos agem por meio da enzima CYP3A4/5, afetada por interações à base de chá de camomila e açafrão.

Segundo o estudo, pessoas que tomam antirretrovirais para o controle do vírus HIV podem manifestar sinais de toxicidade com ginseng e ginkgo biloba.

Interação com antidepressivos

A pesquisa analisou que pacientes que fazem uso de antidepressivos, incluindo venlafaxina e sertralina, junto com raiz de aipo pode desenvolver piora da depressão. Já a combinação com ginkgo biloba é capaz de provocar convulsões.

Interação com remédios contra câncer

O imatinib é uma droga usada para o tratamento de alguns tipos de câncer, quando ocorre uma interação junto com ginseng pode alterar os níveis de enzimas hepáticas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)