PUBLICIDADE

20 casos de doença de chagas são confirmados no Pará

Acredita-se que pessoas foram infectadas após consumirem açaí contaminado por fezes de barbeiro

Nesta semana foram confirmados mais dois casos de doença de chagas em moradores do município do Acará (PA), totalizando 20 pessoas contaminadas. Este já é o segundo surto da doença no município apenas este ano.

Pesquisadores do Instituto Evandro Chagas, em Belém, decidiram investigar os casos e descobriram que todas as pessoas foram infectadas após consumirem açaí contaminado por fezes do mosquito barbeiro, muito comum na América do Sul.

Em 31 de julho foi confirmado o primeiro surto no município de Acará. Sete pessoas da mesma família tiveram a doença. Em seguida, no dia 10 de agosto, 13 pessoas também de outra família ficaram doentes depois que comeram açaí.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Até o momento, um idoso de 80 anos morreu. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, as outras vítimas foram medicadas e estão respondendo bem ao tratamento. A Vigilância Sanitária recomenda cuidado no consumo de alimentos preparados em condições precárias.

O que é doença de chagas?

A doença de chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. A doença é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono. O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente um conhecido como barbeiro. Entenda a transmissão alimentar da doença de chagas, clicando aqui!