PUBLICIDADE

Carla Prata, ex-bailarina do Domingão do Faustão, fala sobre luta contra doença rara

Atriz é diagnosticada com miastenia grave, doença autoimune que causa paralisias

Ex-bailarina do Domingão do Faustão, Carla Prata fez uma série de stories em seu Instagram para falar sobre sua batalha contra a miastenia grave, uma doença autoimune rara que descobriu em 2017 e causa paralisias na atriz.

"Queria falar com vocês sobre miastenia grave. Muitos de vocês não devem ter noção do que isso significa. É uma doença autoimune que eu tenho, não tem cura e é muito rara no mundo inteiro. É também muito difícil de diagnosticar", compartilhou.

A atriz explicou que a miastenia grave se desenvolve de maneira diferente em cada indivíduo - não há regras. No seu caso, ela conta que operou o coração, retirou um tumor no timo de 20 cm (vinculado à miastenia grave) em 2016 e, no ano seguinte, teve sua primeira paralisia causada pela doença.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Ontem conheci uma pessoa que ficou em cadeira de rodas durante dois anos sem mexer braços e pernas. As minhas crises, quando tive (foram raras), duraram três, quatro dias. Teve uma que não consegui falar, que durou uma hora e pouco", relembrou.

Carla também chamou atenção para os sintomas da miastenia, que incluem visão turva, dificuldade para falar e engolir alimentos, pernas bambas e fraqueza nas mãos. "De repente você está segurando uma coisa e ela cai da mão. Como que caiu? Sou distraída? Não, você pode ter miastenia grave".

Ao receber o diagnóstico da doença, a artista conta que não foi fácil. "Eu pensava 'meu Deus, por que comigo?' e quando você procura na internet é só desgraça. Mas não é bem por aí", garantiu. Carla encara sua condição com otimismo e, segundo ela, a alimentação saudável a salvou e fez muita diferença em sua recuperação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é miastenia grave?

A miastenia grave é um distúrbio crônico neuromuscular caracterizado pela fraqueza muscular e fadiga rápida quando o músculo é exigido.

Há dois tipos possíveis de miastenia grave: adquirida e congênita. A forma adquirida nada mais do que é uma doença autoimune, em que os anticorpos atacam células e tecidos saudáveis do organismo por engano, confundindo-os com agentes invasores, como vírus e bactérias.

Já a forma congênita acontece quando os anticorpos produzidos pela mãe passam para o feto por meio da placenta. Leia mais sobre causas, sintomas e tratamentos da miastenia grave.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)