PUBLICIDADE

Ficar muito tempo sentada eleva riscos cardíacos em mulheres

Estudo revela que passar muito tempo sentada, mesmo com a prática de atividades físicas semanais, pode trazer complicações em mulheres

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Buffalo, em Nova York, analisou a relação entre o sedentarismo e problemas cardiovasculares em mulheres idosas. De acordo com os resultados publicados na revista científica AHA Journals, esse grupo pode apresentar insuficiência cardíaca ao passar muito tempo sentado, mesmo se praticarem atividades físicas com frequência.

A pesquisa contou com a análise de 81 mil mulheres que tiveram seu quadro de saúde observado por cerca de nove anos. Todas as participantes tinham entre 50 e 79 anos, já no período de pós-menopausa e sem histórico de complicações cardíacas anteriores. Durante o período de estudo, mais de 1.400 delas precisaram ser hospitalizadas por apresentarem problemas cardiovasculares.

Ao compararem o perfil das voluntárias, os pesquisadores descobriram que aquelas que passam de 6,6 a 9,5 horas sentadas por dia possuem um risco 15% maior de insuficiência cardíaca do que as que ficam menos de 6,5 horas sem se movimentar. Esse número sobe para 42% quando se trata de mulheres que passam mais de 9,5 horas por dia sentadas ou deitadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os cientistas afirmam que esses resultados servem como um importante alerta, já que o perfil das pessoas observadas era ativo, com a prática de exercícios considerada o ideal por semana. "Para a prevenção da insuficiência cardíaca, precisamos promover pausas frequentes após ficar sentado ou deitado por muito tempo, além de tentar alcançar os níveis de referência de atividade física", concluiu Michael LaMonte, autor do estudo.

Riscos do sedentarismo

Outros estudos já demonstraram que, nos dias atuais, as pessoas passam mais de sete horas por dia sentados, em média. O fato de ficarmos nesta posição por tanto tempo pode causar ou facilitar a ocorrência de diversos problemas de saúde, como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao ficarmos sentados e sedentários, a musculatura responsável em estabilizar nossa coluna, principalmente os músculos do abdômen e da região lombar, passam a ficar mais relaxados e enfraquecidos, aumentando ainda mais as pressões em excesso sobre as costas, o que facilita a ocorrência de dor.

"Então, o mais importante é alterarmos as posições ao longo dia e nos mexermos mais. Se for ficar muito tempo sentado, coloque um lembrete ou um alarme no celular para avisá-lo que está na hora de levantar, realizar um pouco de movimento na sua coluna e nas demais articulações. Se possível, caminhe um pouco, beba água", aconselha o ortopedista Rodrigo Junqueira Nicolau.

Deixe o sedentarismo de lado

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)