Gilmara perguntou:

Qual o melhor exercicio para aumentar a capacidade pulmonar?

  • Respondido em 28/01/2017
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Nosso corpo tem uma capacidade muito grande de se adaptar a diferentes situações e por isso, com o treino, conseguimos desenvolver muitas coisas que as vezes nem imaginamos.
    Por exemplo, nossos músculos, que ficam pequenos e fracos se não os estimulamos, mas podem ficar grandes e fortes se treinarmos e dermos bastante carga neles.
    Com a nossa capacidade pulmonar é a mesma coisa. Se fizermos coisas que os pulmões precisem de mais oxigênio, com o tempo eles começarão a desenvolver mecanismos que irão deixá-los cada vez mais potentes.
    Antes, é importante ter uma ideia geral de como eles funcionam:
    O ar que respiramos possui alguns gases, como o oxigênio. Esse oxigênio é usado por todo o nosso corpo, distribuído pelo sangue. Os pulmões possuem essa função de pegar o oxigênio do ar e colocá-lo no sangue, mas por outro lado, precisa tirar o gás carbônico do mesmo sangue, que é produzido pelo corpo mas precisa ser eliminado. Por isso, quando puxamos o ar (inspiração), o oxigênio entra e quando soltamos o ar (expiração), o gás carbônico sai.
    Se fizermos exercícios que façam a gente respirar mais fundo e forte do que quando ficamos parados em casa, como correr, jogar bola, nadar, pular corda, entre outros, nossa respiração começa a ficar mais eficiente. A capacidade de pegar o oxigênio do ar fica mais desenvolvida, assim como a capacidade de eliminar o gás carbônico. Além disso, também aumenta a nossa capacidade de puxar o ar, conseguindo encher os pulmões com mais ar.
    Portanto, se você quer melhorar sua capacidade pulmonar, faça exercícios que você sinta que precisa respirar mais fundo, mais vezes. Após algumas semanas sentirá as diferenças.
    Mas antes de tudo, precisa procurar pelo seu médico. Ele vai te avaliar e dizer se você pode fazer estes exercícios. Pessoas com problemas respiratórios não podem fazer alguns exercícios e por isso, uma avaliação médica é essencial.
    Dependendo do exercício, também é importante conversar com o professor de educação física, para evitar que se machuque ou force demais o seu corpo.
    Por isso tudo, procure sempre por profissionais indicados por pessoas de sua confiança, ou que tenham boas referências.
    Bons exercícios!

    PUBLICIDADE