DENISE perguntou:

Sou portadora de osteoporose e tendinite de quadril, posso fazer pilats e academia?

  • Respondido em 18/09/2017
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Pode sim, desde que seja feito de forma adequada e bem orientada.
    A osteoporose é um problema comum em mulheres e a grosso modo significa que o osso está mais frágil. Neste caso, a melhor forma de melhorar a qualidade óssea é gerar estímulos mecânicos nele, ou seja, fazer força de forma correta. Neste caso, o pilates é uma ótima ferramenta, pois trabalha o corpo de forma equilibrada e com segurança.
    Já a tendinite do quadril não tem muita relação com a osteoporose, mas felizmente também pode ser beneficiada com o pilates, pois uma de suas principais causas são a instabilidade da articulação, por falta da ação de alguns músculos da região, facilmente trabalhados no pilates, como os glúteos e abdominais.
    A academia pode complementar o trabalho e se for possível, fazer em conjunto te dará ótimos benefícios no dia a dia e na qualidade de vida, pois aumentam as chances de reduzir as dores e te dar mais estabilidade e segurança para se locomover e realizar as tarefas do seu cotidiano.
    Mas para ter bons resultados, é sempre importante fazer estas atividades com orientação de profissionais competentes, especializados, que sejam indicados por pessoas de sua confiança, ou que tenham boas referências.
    Bons exercícios!

    PUBLICIDADE