Além do acúmulo de gordura subcutânea (superficial) no abdômen, também temos a gordura visceral (profunda), alojada entre as vísceras abdominais. Esta é a gordura mais perigosa. Ela se deposita no abdômen como consequência da ingestão de um excesso de calorias ao longo dos anos, e estas calorias vem principalmente dos carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, petiscos como batatas fritas e biscoitinhos, refrigerantes, e principalmente no álcool.
Álcool é açúcar, suas moléculas entram na corrente sanguínea sob a forma de glicose, assim como as moléculas do pãozinho francês e da massa, e se esta glicose não for utilizada naquele momento, ela vai ser armazenada pelo corpo para uso futuro. Como ela é armazenada? Sob a forma de gordura branca, que se acumula principalmente entre as vísceras (no fígado e nas alças intestinais).
A gordura visceral atrapalha o funcionamento dos órgãos, principalmente do fígado, e ai o corpo começa a acumular colesterol, triglicerídios e toxinas diversas, o que leva ao aparecimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, o diabetes e o câncer.