Patricia e mais 2 pessoas perguntaram:

O que significa gordura no abdômen?

  • Respondido em 13/06/2014
    Dra. Tamara Mazaracki Nutrologia - CRM 52301716/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Além do acúmulo de gordura subcutânea (superficial) no abdômen, também temos a gordura visceral (profunda), alojada entre as vísceras abdominais. Esta é a gordura mais perigosa. Ela se deposita no abdômen como consequência da ingestão de um excesso de calorias ao longo dos anos, e estas calorias vem principalmente dos carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, petiscos como batatas fritas e biscoitinhos, refrigerantes, e principalmente no álcool.
    Álcool é açúcar, suas moléculas entram na corrente sanguínea sob a forma de glicose, assim como as moléculas do pãozinho francês e da massa, e se esta glicose não for utilizada naquele momento, ela vai ser armazenada pelo corpo para uso futuro. Como ela é armazenada? Sob a forma de gordura branca, que se acumula principalmente entre as vísceras (no fígado e nas alças intestinais).
    A gordura visceral atrapalha o funcionamento dos órgãos, principalmente do fígado, e ai o corpo começa a acumular colesterol, triglicerídios e toxinas diversas, o que leva ao aparecimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares, o diabetes e o câncer.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 13/06/2014
    Julia Granje Nutrição - CRN 12100978/RJ
    Olá,

    A gordura localizada no abdômen é referência para o acúmulo de gordura visceral, ou seja, de tecido adiposo que encontra-se entre os nossos órgãos. Estudos mostram que o excesso de gordura alojada no abdômen está associado à distúrbios metabólicos, tais como resistência à insulina, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial e doenças cardíacas.