1 pessoa perguntou:

Como é feito o diagnóstico do vício em games?

  • Respondido em 30/01/2018
    Dr. Leonardo Maranhao Ayres Ferreira Psiquiatria - CRM 102366/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O diagnóstico é realizado por meio de entrevistas com a pessoa e familiares. Isso, normalmente, acontece apenas quando a relação familiar já se desgastou com algum

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 30/01/2018
    Dr. Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatria e Nutrologia - CRM 114681/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    De acordo a OMS, autora da CID 11, para o diagnóstico o padrão do comportamento de jogar é caracterizado por um prejuízo do controle de jogar; aumento da prioridade de jogar sobre outras atividades a ponto de jogar prevalecer sobre outros interesses e atividades diárias; e continuar ou aumentar a frequência do jogar apesar da ocorrência de consequências negativas. O padrão comportamental deve ser grave o suficiente para resultar em prejuízo significativo nas áreas pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras importantes áreas de funcionamento do indivíduo. É comum que os sintomas estejam evidentes por pelo menos 12 meses, mas caso os sintomas forem graves pode-se realizar o diagnóstico com menos tempo.

     

    Atualmente, temos a classificação do DSM-5 para Dependência de Jogo pela Internet, incluída como transtorno que precisa de maiores estudos. Os critérios deste manual também envolvem um uso persistente e recorrente do game, prejuízos e sofrimento clinicamente significativos nos últimos 12 meses, com a apresentação de sintomas como: preocupação com os jogos, síndrome de abstinência, tolerância, tentativas fracassadas de controlar o jogar, pera de interesse em passatempos e divertimentos, uso excessivo apesar das consequências, enganar pessoas próximas sobre a quantidade que joga, jogar para lidar com sentimentos negativos, arriscar ou perder relacionamentos ou oportunidades devido o jogo.

    O manual também ressalta que a dependência de jogo pela internet é diferente do jogo de apostas, e que não considera na classificação o uso de games na internet pelo trabalho ou uso da internet puramente recreacional.

    É importante ressaltar o diagnóstico só pode ser realizado por um especialista, uma vez que outros possíveis transtornos mentais ou sofrimentos enfrentados pelo indivíduo devem ser levados em consideração, e este profissional fará uma profunda avaliação antes de definir o diagnóstico e melhor conduta.

    PUBLICIDADE