1 pessoa perguntou:

O que é a psicoterapia corporal?

  • Respondido em 13/07/2019
    Antonio Vaszken Psicologia Transpessoal Psicologia - CRP 71848/SP
    Olá,

    A psicoterapia corporal tem como objetivo o autoconhecimento, tal como a psicoterapia convencional. A diferença é que ela compreende que as emoções ficam acumuladas no corpo, não exclusivamente no cérebro. Assim, este método de trabalho utiliza várias técnicas, dentre elas a respiração consciente, relaxamento, e pressões físicas em regiões do corpo, a fim de desbloquear as tensões musculares associadas às emoções do paciente.
    Ocorre uma alternância entre diálogos verbais e trabalho corporal, onde a conversa entre psicólogo e o paciente desperta tensões físicas neste último, que em algum momento, com a autorização do paciente, são desbloqueadas através de exercícios específicos, posturas e/ou pressões em pontos do seu corpo, e provocam liberação de emoções contidas , e consequentemente, alívio e resolução de questões emocionais.
    Um psicólogo corporal observa a linguagem corporal e desvenda o significado do discurso, que em casos de sofrimento emocional, não são coerentes com as palavras ditas. Então, ao trabalhar com as tensões musculares, a linguagem corporal e a linguagem falada ficam coerentes, e a pessoa vive de modo um pouco mais autêntico do que antes vivia.

    PUBLICIDADE