1 pessoa perguntou:

Ter amigos imaginário dos 13 aos 16, nos 17 após a perda de dois entes querido voltei a falar com minha amiga imaginário. o que devo fazer?

  • Respondido em 10/05/2015
    Dr. Ivan Mario Braun Psiquiatria - CRM 57449/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Ter amigos imaginários ocorre é um fenômeno que ocorre principalmente em crianças, mas que também pode ocorrer em alguns adultos. Em princípio, isto não requer nenhuma medida, a não ser que a amiga imaginária seja considerada real, o que pode ocorrer em algumas pessoas com quadros de psicoses; mas, este não é seu caso, já que espontaneamente percebe que a amiga é imaginária.

    Não se sabe por que algumas pessoas imaginam amigos ou amigas e, na verdade, existem vários tipos de amigos(as): podem ser imaginados como objetos, representações de si mesma, pessoas imaginárias ou mesmo fantasmas e seres sobrenaturais. Alguns estudos detectaram ocorrência mais frequente em mulheres.

    Algumas pesquisas sugerem que podem ser mais frequentes em pessoas solitárias ou com sintomas ansiosos ou depressivos. Assim, se você perdeu dous entes queridoS e está falando com uma amiga imagináriA e, além disto, se sente mais ansiosa ou triste que seu normal, há bastante tempo, poderia procurar um psiquiatra para verificar se está com algum problema que requeira tratamento. Se ele avaliar você e vir que não tem nenhum quadro psiquiátrico, possivelmente você deve continuar sua vida normalmente, sem maiores preocupações.