valéria perguntou:

Qual é o período fértil da mulher com ciclo de 32 dias?

  • Respondido em 08/12/2017
    Dr. Renato Tomioka Ginecologia e Obstetrícia - CRM 130201/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Ciclos muito curtos (menos de 25 dias) ou longos (mais que 35 dias) devem ser avaliados com critério. Muitas vezes não são ciclos ovulatórios. Exemplo: pacientes com síndrome de ovários policísticos não ovulam, tendo ciclos longos. Algumas chegam a ficar mais de um ano sem menstruar. Mulheres no climatério, próximo à menopausa, por vezes ficam com ciclos curtos com ovulação rápida e irregular. O ideal nesses casos é acompanhar um ciclo menstrual com ultrassonografias seriadas para detectar se existe crescimento folicular adequado e ovulação.

    O período fértil é o intervalo de seis dias que acaba no dia da ovulação. Normalmente, a ovulação ocorre 14 dias antes do início da próxima menstruação. Exemplo: uma mulher que tem ciclos a cada 28 dias deve ovular no 14º dia do ciclo, contando a partir do 1º dia da menstruação. O período fértil seria do 9º ao 14º dia do ciclo.

    Para estimar a data da ovulação, basta subtrair 14 dias do intervalo do ciclo. Se a mulher tem ciclos de 30 dias, a ovulação deve ocorrer no 16º dia (período fértil: 11º ao 16º dia). Se tem ciclos de 26 dias, deve ovular por volta do 12º dia (período fértil: 7º ao 12º dia).

    Veja que interessante: quem tem ciclos mais curtos acabam ovulando antes. Isso ocorre pois a fase lútea, após a ovulação, é a fase mais fixa e que dura geralmente 14 dias. Esse é o tempo de duração do corpo lúteo (estrutura que fica no ovário após a ovulação), caso não engravide.

    PUBLICIDADE