1 pessoa perguntou:

Tenho ansiedade e gastrite. Venho tomando o omeprazol há um tempo e continuo sentindo dores. Poderia a ansiedade estar causando as dores?

  • Respondido em 03/10/2016
    Juliana Muniz Sobrinho Psicologia - CRP 05/50455/RJ
    Olá,

    A ansiedade é um sentimento normal e inerente ao ser humano e, muitas vezes, pode ser protetora, assim como o medo, que são responsáveis pelos mecanismos de luta e fuga do organismo. Esses mecanismos são ativados diante de diversas situações com as quais nos deparamos ao longo da vida. Entretanto, quando a ansiedade se apresenta de uma maneira muito intensa ela pode ser prejudicial porque nosso organismo passa a ficar em constante estado de alerta, o que atrapalhar o bom funcionamento deste, desencadear crises de ansiedade e potencializar dores, ou até mesmo de nos fazer que estamos sentindo dores ou que temos doenças, que podem estar existindo apenas na nossa mente.
    Aconselho que vc procure um médico, de preferência um gastroenterologista devido a gastrite, que vc relata ter. Explique para ele as dores que vc vem sentindo, que faz uso do Omeprazol e pergunte se há relação entre o uso deste medicamento e as dores. Provavelmente ele fará uma avaliação clínica. trocará a medicação ou pedirá algum exame de imagem.
    No que se refere a ansiedade, se vc acha que é uma questão que atrapalha a sua vida, seria interessante vc procurar um psicólogo para que ele faça uma avaliação psicológica e, caso necessário, trace um plano de tratamento para essa e de outras questões que deseje conversar com ele.
    Espero ter ajudado e boa sorte!

  • Respondido em 03/10/2016
    Maisa Lanzarin Psicologia - CRP 12/15398/SC
    Olá,

    Fatores como a ansiedade e o estresse podem causar ou intensificar um quadro de gastrite. É importante que você converse com seu médico, para que ele possa identificar se trata-se de uma gastrite clássica ou uma gastrite nervosa, essa última associada a fatores emocionais. Para descobrir o que tem lhe causado ansiedade, um tratamento psicológico lhe traria muitos benefícios. Além disso, hábitos alimentares saudáveis são imprescindíveis.

  • Respondido em 29/10/2016
    Adriana de Araújo Psicologia - CRP 56802/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    No retorno com seu médico (sua médica) converse com ele (ela) sobre isso. O tratamento que você diz estar fazendo é pra a gastrite. Qual tratamento está fazendo para cuidar da ansiedade e evitar mal estar físico como esse que está tendo?
    Existem muitas causas para alguém desenvolver respostas de ansiedade. Vou falar mais sobre o tema para que você possa escolher melhores ideias para se ajudar no processo de cura. Para poder acabar e tratar a ansiedade é importante não só entender o que é, mas como isso afeta sua vida diretamente, pois os sintomas pode variar de pessoa para pessoa. No geral, a ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, porém pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto. Ansiedade dosada é boa, em excesso faz mal. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. Mas esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos ruins, além dos emocionais que afetam a qualidade das ideias, escolhas e ações.
    Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade.
    O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:
    - mente agitada;
    - preocupação excessiva com o futuro;
    - coração acelerado;
    - tremor nas mãos;
    - tremor nas pernas;
    - tremor no corpo;
    - expectativa negativa sobre algo;
    - angústia e apreensão;
    - dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
    - cansaço excessivo;
    - dificuldade de concentração;
    - humor alterado;
    - irritação (falta de paciência);
    - agressividade;
    - rubor;
    - suor excessivo;
    - tensão muscular;
    - dificuldade de relaxar;
    - ações compulsivas e impensadas;
    - ganho ou perda de peso.
    O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?
    Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.

    Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!