2 pessoas perguntaram:

Tenho síndrome do pânico e me trato com Rivotril. Gostaria de saber se o Bromazepam é mais forte do que o Clonazepam?

  • Respondido em 12/09/2016
    Dra. Evelyn Vinocur Psiquiatria - CRM 303514/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Não há remédio mais forte ou mais fraco, e sim o que mais irá se ajustar às necessidades de cada pessoa. E também existe a questão de uma pessoa se dar melhor com um benzodiazepínico do que com outro.
    E também existem formulações diferentes para o mesmo fármaco e que servem a situações diferentes, como no caso do clonazepam, tem os de ação normal e tem a forma sublingual, de efeito mais rápido, e por isso, mais apropriado para pânico. O bromazepan tem a formulação normal, mas tem também uma forma de liberação estendida, ou seja, onde a substância química é liberada gradativamente ao longo das 24 horas.
    Os benzodiazepínicos são um grupo de fármacos ansiolíticos utilizados como sedativos, hipnóticos, relaxantes musculares, e têm atividade anticonvulsivante, ajudam no tratamento do pânico, entre outros.
    Todos os benzodiazepínicos são capazes de estimular os mecanismos do cérebro que normalmente combatem estados de tensão e ansiedade. Assim, quando, devido às tensões do dia-a-dia ou por causas mais sérias, determinadas áreas do cérebro funcionam exageradamente, resultando em estado de ansiedade, os benzodiazepínicos exercem um efeito contrário, isto é, inibem os mecanismos que estavam hiperfuncionantes, e a pessoa fica mais tranquila, tendo uma sensação de desligamento do meio ambiente e dos estímulos externos.
    São vários os benzodiazepínicos, e eles são classificados como tendo curta, média ou longa ação. Em relação à pergunta, tanto o clonazepam quanto o bromazepan são de longa duração, tendo perfil parecido.
    Lembrar que se a pessoa já toma um mesmo benzodiazepínico há muito tempo, ela pode sentir que os efeitos do medicamento estão mais fracos - tolerância - nesses casos, cabe ao psiquiatra ver a necessidade ou não de ajustar a dose ou trocar para outro benzodiazepínico.

    Abs

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 12/09/2016
    Dr. Marcos de Noronha Psiquiatria - CRM 4155/SC
    Olá,

    O bromazepan pode ter seus efeitos mais significativos em relação ao clonazepan, mas também oferece mais riscos de dependência a droga que o segundo. Deve ser usado somente se necessário e se for avaliado que você não oferece maiores riscos. O tratamento do pânico é psicoterápico e pode ser associado outras medicações mais apropriadas.