1 pessoa perguntou:

O que é blw?

  • Minha Vida responde
    Respondido em 03/06/2019 às 16:32
    Minha Vida responde
    perguntas que não podem ser respondidas por nossos especialistas
    Olá,

    Método BLW é uma sigla para o termo Baby Led Weaning, que em tradução livre significa desmame guiado pelo bebê. Esse tipo de abordagem consiste em introduzir alimentos sólidos em pedaços grandes para que a criança segure-os com as mãos e leve-os até a boca sozinho.

    A abordagem BLW foi criada pela agente de saúde e parteira Gill Rapley e vem ganhando grande popularidade em âmbito mundial. Ele tem como objetivo ser uma forma de alimentação que permita incluir o bebê na rotina alimentar da família, fazendo assim as refeições junto com pais e cuidadores. Isso porque o método consiste em estimular a criança a comer sem que outra pessoa lhe dê o alimento na boca com a colher, mas sim explorando-os e comendo-os com as mãos.

    De acordo com Gill, o método BLW propõe que os alimentos sejam oferecidos em pedaços, tiras ou bastões. Além disso, nessa abordagem, a forma de preparo do alimento consiste unicamente em cozinhá-lo, não há qualquer outra forma de preparo em relação à consistência, como amassar, triturar ou desfiar.

    Dar autonomia ao bebê para que ele faça suas escolhas alimentares pode parecer uma decisão arriscada. Afinal, como pode um ser tão pequeno saber a quantidade de alimentos que precisa ingerir em uma refeição para dar conta de suas necessidades nutricionais e de desenvolvimento?

    Se formos analisar de forma racional, é fato que os bebês já nascem com a capacidade de fazer a autorregulação da sua alimentação desde o início da vida. São eles que ditam a intensidade e a quantidade de leite que ingerem na amamentação. Segundo o Guia Prático de Alimentação Complementar e Método BLW, do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, a mãe não é capaz de fazer com o que bebê consuma mais leite após ter terminado de mamar.

    PUBLICIDADE