Tirone e mais 1 pessoa perguntaram:

Existe algum tipo de exercício para tonificar os músculos que quando relaxados causam apneia ?

  • Respondido em 07/07/2014
    Manoela Rizzo Carrijo Fonoaudiologia - CRFa 2-7876-6/SP
    Olá,

    Sim existe. Você deve procurar um fonoaudiólogo que fará um avaliação. A partir daí, serão definidos os exercícios adequado para o caso.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 07/07/2014
    Tainá Ferreira Fonoaudiologia - CRFa 2-17529/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    O ronco acontece pela vibração dos músculos da orofaringe que ficam mais relaxados durante o sono e a apnéia ocorre quando há obstrução parcial ou total das vias aéreas.

    Além de alterações de tônus muscular, a Apnéia Obstrutiva do Sono também pode estar relacionada a obesidade, alterações anatômicas como desvio de septo nasal, hipertrofia de tonsilas (amígdalas), entre outras, portanto precisa ser bem investigada pelo médico responsável.

    Indicando-se tratamento fonoaudiológico o objetivo será adequar o tônus e a postura dos órgãos fonoarticulatórios e para isso existem exercícios específicos para fortalecer os músculos da faringe, língua e palato mole.

    Os exercícios e a frequência de realização dos mesmos são indicados de acordo com as alterações encontradas na avaliação inicial e modificados durante as sessões de terapia de acordo com a evolução de cada paciente.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 12/12/2015
    Solange Dorfman Knijnik Fonoaudiologia - CRFa 4348/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Tendo em mente que o som que ouvimos durante o ronco é resultado da fricção do ar em contato com superfícies moles, que são a língua, a úvula e a cavidade nasal, uma avaliação otorrinolaringológica é importante como parte da equipe de reabilitação dessa alteração. Havendo certeza da capacidade de aeração nasal o tratamento fonoaudiológico pode ser bem sucedido.
    Manter os dentes suavemente encostados e a ponta de língua na papila superior, região localizada atrás dos dentes incisivos superiores, facilita a manutenção do tônus dessas estruturas. A saúde dos dentes também é decisiva para a saúde oro-facial, uma vez que a mastigação adequada, que deve ser sempre bilateral, é o exercício natural mais importante que nossos músculos faciais realizam. Uma avaliação fonoaudiológica irá determinar a presença de alterações nos padrões respiratórios, mastigatórios, articulatórios e da deglutição que estejam levando ou favorecendo a ocorrência do ronco.

    PUBLICIDADE