maria perguntou:

É possível desobstruir trompas com hidrossalpinge?

  • Respondido em 22/01/2015
    Dra. Larissa Matsumoto Ginecologia e Obstetrícia - CRM 134981/SP
    Olá,

    Hidrossalpinge é o acúmulo de líquido de um processo inflamatório, em uma tuba dilatada. A salpingopastia é possível, mas não há benefícios, apenas riscos associados principalmente a gravidez ectópica. A hidrossalpinge é resultado de um processo inflmatório nas tubas, isso pode indicar uma certa dificuldade de engravidar. Em geral, as causas de hidrossalpinge são infecções pélvicas ou endometriose. Por vezes, ela pode desaparecer, esvaziando o líquido no seu interior para dentro do útero, esse processo chamado de vômica pode impedir a implantação do embrião no endométrio.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 30/04/2015
    Dr. Paulo Homem de Mello Bianchi Ginecologia e Obstetrícia - CRM 109072/SP
    Olá,

    A hidrossalpinge é uma dilatação da tuba uterina que ocorre quando há obstrução da extremidade tubária próxima ao ovário e a tuba acumula secreção. Isto normalmente ocorre como consequência de uma infecção do útero e das tubas uterinas (moléstia inflamatória pélvica), mas também pode ocorrer em mulheres com endometriose e naquelas com aderências abdominais causadas por cirurgias ou outras infecções.
    É possível fazer uma cirurgia para desobstruir a tuba uterina (salpingoplastia/neossalpingostomia), porém a ocorrência de gravidez após esta cirurgia depende do grau de dilatação da tuba uterina, da causa da obstrução, do estado da porção interna da tuba (endossalpinge) e se a obstrução não irá acontecer novamente. Além disto, eleva-se o risco de gestação ectópica (na tuba uterina). Assim, cada caso deve ser avaliado individualmente para verificar a melhor alternativa. Em algumas situações é preferível remover a tuba uterina a desobstrui-la.

    PUBLICIDADE