Francisco perguntou:

As carnes brancas são grandes aliadas no combate ao câncer?

  • Respondido em 13/06/2014
    Dra. Tamara Mazaracki Nutrologia - CRM 52301716/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Para reduzir a incidência de câncer deve-se dar preferência aos peixes e frutos do mar e à carne branca, porém as hortaliças e especiarias são mais eficazes na prevenção desta doença. Procure consumir sempre que possível os produtos orgânicos. Os peixes gordurosos de águas frias são os melhores porque são mais ricos em ômega-3, um tipo de gordura protetora contra o câncer.

    Seguem alimentos com ação anticancerígena:
    - Folhas verdes, legumes, frutas coloridas e diversas, como uvas vermelhas, acerola, melancia, laranja, limão, brócolis, tomate, cenoura, cebola, aipo, e outros.
    - Condimentos e especiarias como açafrão ou cúrcuma, alecrim, cacau, canela, cravo, coentro, gengibre, orégano, pimenta, salsa, tomilho, vinagre de maçã e alho.
    - Frutas oleaginosas como nozes, amêndoas, macadâmia, castanha do Pará, ricas em minerais, ômegas e vitamina E.

    Muito importante é evitar o que propicia o câncer: carne vermelha gordurosa em excesso, embutidos e defumados como salsichas e salames, margarina, óleo de canola, frituras, refrigerantes (pura química acrescida de açúcar ou adoçante), doces em excesso, alimentos processados e enlatados cheios de conservantes, farinha refinada.

    PUBLICIDADE