Dayse perguntou:

Tenho necessidade na fala. Não é totalmente gagueira.Só que algumas letras não consigo pronunciar certo. o c, g, k, Q.Será tem tratamento?

  • Respondido em 02/03/2015
    Tainá Ferreira Fonoaudiologia - CRFa 2-17529/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    As principais alterações de fala em indivíduos saudáveis são alterações de articulação (como ceceio ou distorções dos sons), distúrbios fonológicos (troca ou omissões de sons), ou alterações de fluência (como a gagueira).

    Se você apresentar dificuldade em movimentar a língua isoladamente ou durante a produção dos sons precisa realizar uma avaliação específica para diferenciar alterações anatômicas (como frênulo de língua curto) ou funcionais (como coordenação inadequada dos movimentos ou força de língua diminuída). A avaliação fonoaudiológica, por um profissional com experiência em Motricidade Orofacial, relacionará as dificuldades apresentadas às possíveis causas e a partir desse exame o tratamento é determinado.

    No caso de alteração anatômica pode ser necessário uma avaliação com dentista ou médico e o tratamento será definido em conjunto. A terapia fonoaudiológica pode ser realizada antes, durante ou depois do tratamento ortodôntico ou médico.

    No caso de alteração apenas funcional existem exercícios e estratégias que podem ser indicados para melhorar a força dos músculos da língua e a coordenação dos movimentos. Os exercícios são indicados de acordo com o que o indivíduo consegue realizar inicialmente e vão sendo modificados para aumentar a demanda muscular na medida em que o desempenho vai melhorando. Portanto os exercícios são indicados de forma individual e personalizada.

    Fonte:
    Fonoaudióloga Tainá Ferreira – Responsável pela Clínica Fono Porã Especialidades Fonoaudiológicas

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 03/03/2015
    Tatiani Franco Fonoaudiologia - CRFa 12157/SP
    Olá,

    Sim, existe tratamento para estas dificuldades. Procure um fonoaudiólogo para a avaliar exatamente suas dificuldades, e assim fazer o tratamento correto.