1 pessoa perguntou:

Sou soropositivo e tive miningite bacteriana fiz todo tratamento corretamente. Eu posso ter de novo?

  • Respondido em 18/07/2016
    Dra. Sumire Sakabe Infectologia - CRM 94070/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Antes de tudo, uma sugestão. Imagino que ao se declarar “soropositivo”, você quer dizer que é infectado pelo HIV, certo? Este é um jeito comum de dizer, mas vale lembrar que somos todos soropositivos para infecções que já tivemos e não temos mais, para infecções para as quais fomos vacinados e até mesmo para outras infecções além do HIV. Assim, para falar de um jeito bem claro...
    Se você é infectado pelo HIV e teve meningite bacteriana, muito provavelmente sua meningite não foi facilitada pelo fato de você ter HIV. Via de regra, exceto pela meningite por tuberculose, as meningites bacterianas não são consideradas doenças oportunistas, porque não costumam pegar carona na imunodeficiência causada pelo HIV.
    Assim, esta resposta vale para pessoas infectadas ou não pelo HIV que já tiveram meningite bacteriana. As meningites bacterianas são causadas por diferentes bactérias e seus subgrupos: meningococo, pneumococo, listeria, haemophilus e portanto, ter tido meningite bacteriana não isenta ninguém do risco de ter outro episódio. Algumas situações como por exemplo, fístula liquórica (uma comunicação, em geral causada por trauma, que faz com que haja vazamento do líquor) podem aumentar o risco de meningite por bactérias. As vacinas não protegem contra todos os tipos de bactérias, mas ajudam bastante. Vale a pena conversar com seu médico para saber quais vacinas podem estar indicadas para você.
    Espero ter ajudado!

    PUBLICIDADE