1 pessoa perguntou:

Mnha filha esta com 3anos e sete meses ,ela ta com uma dificuldade as vezes para começar a frase.parece q da uma travada.o que devo fazer?

  • Respondido em 30/06/2016
    Tainá Ferreira Fonoaudiologia - CRFa 2-17529/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A gagueira é caracterizada por rupturas involuntárias no fluxo suave da fala que diminuem a velocidade da fala e podem prejudicar a compreensão da mensagem. Essas rupturas podem ser repetições de sons ou sílabas, prolongamentos de sons, bloqueios (quando a pessoa não consegue terminar de produzir o som alvo), pausas mais longas, e intrusão de sons nas palavras.

    É comum as crianças apresentarem algumas rupturas durante o desenvolvimento da fala pois estão em fase de aquisição de muitas palavras em pouco tempo.

    Se perceber esses episódios durante alguns meses é indicado realizar avaliação fonoaudiológica.

    A gagueira mesmo é um distúrbio que pode ser de origem idiopática ou do desenvolvimento, neurológica ou psicológica e acomete cerca de 1% das pessoas.

    O primeiro subtipo tem início na infância durante a fase de desenvolvimento da linguagem e engloba cerca de 80% dos casos identificados na infância e 20% destes mantém a alteração na vida adulta. É um distúrbio crônico, mesmo que a criança apresente períodos de fala mais fluente, e tem indicação de intervenção fonoaudiológica.

    PUBLICIDADE