Maria perguntou:

Esquizofrenia tem cura?

  • Respondido em 13/11/2016
    Dra. Evelyn Vinocur Psiquiatria - CRM 303514/RJ
    especialista minha vida
    Olá,

    Em derapA Esquizofrenia é uma doença psiquiátrica grave, que tende a cronicidade e que portanto não tem cura, mas que tem tratamento e manutenção, muitas vezes com excelentes respostas.
    Em verdade, algumas pessoas (15%) que apresentam o primeiro quadro agudo de esquizofrenia, quando tratados precocemente e corretamente, podem ficar curados para sempre. Entretanto, a imensa maioria apresenta as formas mais crônicas da doença, com vários episódios de doença e, nesses casos, o tratamento regular e contínuo com psiquiatra experiente é fundamental. É essencial a presença de um Forte vínculo médico-paciente e médico-familiares, condições de peso para à adesão ao tratamento.
    Sabidamente os pacientes que por qualquer motivo interrompe o tratamento, tem sérias chances de recaída. Daí a grande importância do tratamento contínuo. Tão importante é o suporte aos pais e familiares.
    Os tratamentos incluem psicofármacos (antipsicóticos) orais ou injetáveis. E orientação aos pais e familiares, além da presença dos mesmos aos grupos.
    Nos casos onde a resposta aos remedios orais fica dificultada, seja pelos efeitos adversos ou porque o paciente se recusa a tomar, joga fora...o ideal é a administração de antipsicóticos injetáveis longa âçao, IM, A cada mês. Os planos de saúde são obrigados a dar as injeções mensai e Via IM gratuitas, e os que não tem através, de uma Lei Nacional cujo Rol 387 já vai g

    PUBLICIDADE