Oito mentiras que você conta para se enganar durante a dieta

Desculpas simples atrapalham a emagrecer e passam despercebidas na rotina

POR CAROLINA SERPEJANTE - ATUALIZADO EM 22/09/2016

Você sabia que as mulheres contam, em média, 474 mentiras por ano relacionadas a seus hábitos alimentares? Quem faz essa afirmação é uma pesquisa feita pela empresa britânica Timex, que entrevistou 3000 mil mulheres. O estudo revelou que frases como "é só um pouquinho", "só saio da dieta em ocasiões especiais" ou "bebo vinho tinto porque faz bem à saúde" são algumas das mentirinhas preferidas das mulheres. Se você faz parte desse grupo e anda acreditando que esses escorregões não afetam o emagrecimento, saiba que seu corpo não concorda com isso - e a balança menos ainda. Separamos as mentiras mais comuns e conversamos com duas especialistas que explicam por que elas são o terror da sua dieta:

Bolo sem cobertura pode comer à vontade

É óbvio que bolos com recheios ou coberturas são muito mais calóricos. "Escolher o tipo de bolo evita alguns quilos a mais, receitas com farinha de aveia, quinua, amaranto ou farinha integral são mais saudáveis, assim como aqueles que reduzem ou substituem o açúcar branco por orgânico", aconselha a nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo. "Mas isso não serve como desculpa para comer um bolo inteiro, pois um volume alto excede no valor calórico, ainda que contenha ingredientes magros", afirma a nutricionista Sandra da Silva Maria, da Clínica Gastro Obeso Center, em São Paulo. O ideal é sempre ingerir uma porção de 150 gramas - os sabores laranja, limão, cenoura ou fubá são os mais recomendados. "Vamos deixar bem claro que bolo deve ser consumido poucas vezes na semana e nunca diariamente', afirma Sandra. "Se o objetivo for manutenção de peso, de duas a três vezes na semana, se for dieta hipocalórica, uma vez na semana."