Combos do Burger King, Mc Donald's, Pizza Hut e pipoca do cinema podem até dobrar calorias, sódio e gorduras

Econômicos, os combos fast foods podem trazer prejuízos para a dieta e para a saúde

POR BRUNA STUPPIELLO - ATUALIZADO EM 27/03/2015

A princípio os combos das redes de fast food parecem um ótimo negócio. Afinal, adicionando valores que variam entre R$4,00 e R$9,00 é possível comer bem mais.  A batata frita com refrigerante, entradas ou sobremesas com refrigerantes e o refil do que foi pedido aparecem como os "brindes" obtidos por uma pequena quantidade de dinheiro a mais.

Porém, o que é econômico para o bolso, pesa na sua saúde. Com os combos as quantidades de calorias, gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sódio ingeridos chegam a dobrar.  "Para piorar, muitas vezes a pessoa não tem consciência de que está comendo tudo isso a mais", observa a nutricionista Cátia Medeiros.

Um estudo publicado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicineem concluiu que os adolescentes consomem em média 310 calorias extras quando frequentam redes de fast foods. Já as crianças ingerem cerca de 126 calorias a mais nos locais de comida rápida. A pesquisa envolveu no total 9 mil adolescentes, além dos pais de crianças entre dois e 11 anos.

Outra pesquisa, desta vez realizada pela St. Catrherine University, nos Estados Unidos, concluiu com base em dados de 1997 e 2010 que os cardápios das redes de fast food possuem a mesma qualidade nutricional deficiente do que de anos passados.

Por isso, mesmo com o controle da quantidade de calorias, ter uma dieta baseada principalmente nos alimentos das redes de fast food é prejudicial para a saúde já que ela é rica em gorduras saturadas e sódio e pobre em vitaminas, minerais e fibras. "A alimentação não é balanceada em alguns nutrientes e no decorrer do tempo vai ocasionar carências nutricionais ao indivíduo", explica a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar.

A orientação das nutricionistas é restringir ao máximo o consumo desses sanduíches. "Se tiver muita vontade ingira até uma vez por mês para amenizar o estrago. Quem come esses sanduíches uma vez por semana corre o risco de ter aumento de peso, hipertensão, alterações no colesterol e, dependendo das escolhas no restante dos dias, diabetes", alerta Medeiros. Além disso, procure evitar os combos e ingerir apenas o sanduíche, o pedaço de pizza ou a pipoca.

Ao adicionar a batata frita outros problemas de saúde podem ocorrer. "Há a possibilidade desta batata conter acroleína, substância que se forma quando o óleo atinge a temperatura de fervura e que pode ser um gatilho para desencadear um câncer", alerta Medeiros.

Os refrigerantes também contam com outros problemas além do açúcar em excesso. "Eles possuem uma frutose sintética que em excesso pode ao longo do tempo desencadear uma esteatose hepática, doença que se caracteriza pelo excesso de gordura no fígado", explica Medeiros.

Apontamos quais as principais diferenças nutricionais entre o combo e apenas o sanduíche, quais as principais substâncias em excesso em cada um deles e os problemas que elas podem causar para a saúde.
 

Combo do Whooper duplo do Burger King

O combo do Whooper duplo do Burger King pode chegar a ter todas as calorias recomendadas em um dia, caso a pessoa aproveite bem o refil gratuito de refrigerante e tome três copos da versão comum. Mesmo que ela ingira somente um, o combo conta com 1531 calorias, o que equivale a 77% das 2000 calorias geralmente indicadas para o dia e se forem dois copos a porcentagem sobe para 1766 calorias, 88% das calorias indicadas no dia. Quando é consumido somente o sanduíche, a quantidade de energia ainda é alta, mas ainda menor, são 978 calorias, cerca de 49% da recomendação diária.

Apenas o sanduíche já possui 62 gramas de gorduras totais, 113% da recomendação diária de 55 gramas, e 21 gramas de gordura saturada, 95% do máximo que pode ser ingerido, 22 gramas. A situação fica ainda pior com o combo, que conta com 78 gramas de gorduras totais, 142% do recomendado, e 37 gramas de gorduras saturadas, 168% do que é orientado.

O combo, com batata frita, conta com 2062 mg de sódio, ultrapassando o máximo que pode ser consumido no dia do mineral, 2000 mg. Apenas o sanduíche possui 1497 mg de sódio, 75% do que é orientado desta substância por dia.  Como ele permite um refil livre de refrigerantes, o açúcar ingerido é muito alto, podendo chegar a 172 gramas, equivalente a 14 colheres de sopa, caso a pessoa ingira três copos da versão normal. Além de todos esses problemas, o combo ainda possui 1,7 gramas de gorduras trans.

A gordura saturada, presente em grandes quantidades no sanduíche e em valores são ainda mais assustadores no combo, pode causar problemas sérios. "Caso seja consumida em excesso, como ocorre com quem consome os fast foods semanalmente, há o risco de aumentar o colesterol ruim, LDL, a pressão arterial e outros problemas cardiovasculares", afirma a nutricionista Cátia Medeiros.

Uma opção mais saudável que pode ser encontrada no Burger King é a salada Caesar, mix de folhas com peito de frango grelhado e croutons. Esta salada tem 53 calorias, de acordo com o Burger King.



- Informações nutricionais dos produtos Burger King pesquisados no site oficial da rede.
- O site do Burger King só fornece a quantidade de sódio contida no versão light do refrigerante da rede Informações da recomendação diária de sódio, gorduras e açúcar para adultos: Anvisa e Ministério da Saúde

 

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