Dieta para ganhar massa muscular

Saiba quais os cuidados na alimentação para ganhar massa muscular de forma saudável

POR BRUNA STUPPIELLO - ATUALIZADO EM 08/12/2016

O ganho de massa muscular se apoia em dois pilares. O primeiro é a prática de atividades físicas, especialmente a musculação. O outro é a alimentação. A dieta para ganhar massa muscular, assim como as outras dietas saudáveis, deve ser balanceada e rica em proteínas magras, carboidratos integrais e legumes, verduras e frutas.

Além disso, é importante consultar um nutricionista ou um médico nutrólogo antes de iniciar sua dieta para ganhar massa muscular. A seguir, selecionamos algumas dicas de alimentação importantes para quem quer ganhar massa muscular de forma saudável. Confira:

Quais proteínas comer

As proteínas são grandes aliadas no ganho de massa muscular. Isto porque elas ajudam a reparar os músculos que sofreram microlesões devido à prática de exercícios. Esses músculos são reparados e ficam maiores e mais fortes. "As proteínas de fonte animal são geralmente as mais indicadas. A proteína do soro do leite, whey protein, é a que possui o mais alto valor biológico e assim seu aproveitamento para este objetivo é enorme", destaca Euclésio Bragança.

Porém, a clara de ovos, albumina, também é muito indicada para aumento de massa muscular. A principal diferença entre eles é o teor relativo de aminoácidos, a velocidade de absorção e disponibilidade para o músculo, sendo o whey protein na forma isolada hidrolisada a de mais rápida absorção. "Cabe salientar que o consumo só da proteína pode não levar ao ganho de massa muscular", diz o nutricionista Israel Adolfo.