Mate a vontade de doce comendo sobremesas leves e pouco calóricas

O consumo de sobremesa não é problema se a alimentação for equilibrada

POR ANDRESSA BASILIO - ATUALIZADO EM 02/05/2017

Se você é daqueles que acha que todo almoço só termina bem com um doce gostoso de sobremesa, saiba que não está sozinho. Uma pesquisa recente foi feita pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) apontou que a maioria dos brasileiros opta por saborososas tentações depois de encerrar as refeições. Avaliando dados de 2.700 pessoas, entre 18 e 80 anos, espalhadas em 14 estados nacionais, a pesquisa concluiu que 69% dos brasileiros fazem opção por chocolates, pudim, doce de leite, doce de fruta e sorvete.

A pesquisa da ABRAN descobriu também que, quando a frequencia no consumo de sobremesas diminui, aumenta a satisfação com o próprio corpo. Afinal, são menos calorias na balança. Mas, será que a sobremesa é um problema para o cardápio diário? A nutricionista Daniela Cyrulin explica que o problema não está na sobremesa em si, mas no que se associa a ela. "Sobremesa não é sinônimo de doce, mousse de chocolate ou bolo recheado com cobertura. O segredo é encontrar algo gostoso, porém leve e não calórico", explica.

PUBLICIDADE
doces: getty images
compulsão por doces

Nosso primeiro erro começa pelo mau hábito. Geralmente, quando escolhemos aquilo que vai fechar nosso almoço, contamos, em boa medida, com o apelo visual e acabamos indo direto ao encontro do doce mais bonito da mesa, que normalmente também é o mais calórico. De acordo com a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella, os doces são alimentos altamente energéticos e, por isso, mesmo uma pequena porção carrega muitas calorias.

"Quanto menos ingredientes forem adicionados à preparação, menos calórica ela será. Fuja dos bolos e de receitas mais complexas. As frutas podem entrar em cena com papel de destaque em diversos doces caseiros, pois fornecem poucas calorias", diz Roberta.

Boas escolhas deixam o cardápio leve

Você não precisa abdicar da vontade de comer doces depois do almoço, desde que saiba equilibrar bem tudo o que consome. A nutricionista Daniela Cyrulin ensina que podemos sim adicionar a sobremesa ao nosso cardápio diário sem que isso traga junto um aumento de peso. "A pessoa precisa ter em mente que deve seguir uma dieta saudável e equilibrada no dia a dia, tendo a rotina das principais refeições balanceadas, com alimentos em quantidades moderadas e lanches leves e intermediários. Dessa forma, o espaço da sobremesa fica reservado."

sobremesa - foto: getty images
sobremesas

Porém, quem tem o problema de controlar a vontade de comer doces sabe muito bem que a fruta e a gelatina - indicações mais comuns para quem tem medo dos quilinhos extras - nem sempre satisfazem a "formiguinha" do estômago e podem até acabar fazendo você comer mais do que deveria. Uma alternativa, como indica Daniela Cyrulin, para enganar a vontade de comer doce é acrescentar 1 colher de chá de chocolate granulado em uma xícara de salada de frutas (feita sem açúcar, só com as frutas e o suco da laranja espremido sobre a salada). Mas não vale abusar do recurso todo o dia.

Para aqueles que gostam de experimentar novidades, saiba que há opções diferentes, gostosas e leves, que fogem do básico da salada de frutas e afastam a gelatina de vez. Abaixo, confira receitas de sobremesas fáceis de fazer e que podem ser incluídas no seu dia a dia sem prejudicar a balança. "Só não se esqueça de priorizar variedade e prestar atenção na quantidade", indica Daniela Cyrulin.

Frutas no vapor

frutas - getty images
frutas

Além de refrescante, essa receita agrega todos os benefícios de saciedade e fibras que as frutas têm a oferecer. Como explica a nutricionista Roberta Stella: "As frutas apresentam valores nutricionais importantes, previnem doenças e enchem o prato de energia. Por isso, devem ser consumidas com frequencia."

Ingredientes:
-4 morangos
-½ kiwi
-½ banana nanica
-1 fatia fina de abacaxi
-1 damasco cortado ao meio
-Folhas de hortelã
-2 cravos da índia
-1 colher de sopa de adoçante culinário

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes acima picados, num quadrado de folha de alumínio. Feche formando uma trouxinha. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Pode regar com chá de hortelã gelado na hora de servir.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Pudim de leite light

pudim de leite - foto: getty images
sobremesas leves

Quem falou que pudim não pode? A pesquisa da ABRAN revelou que, entre aqueles que não viviam sem sobremesa, 9% escolhia pudim todos os dias. Se você está nesse grupo, não precisa se preocupar. Opte pelo light, que garante uma redução de até 50% em relação ao normal.

Ingredientes:
- 2 e 1/2 xícaras de leite desnatado
- 1 xícara de leite em pó desnatado
- 3/4 de xícara de adoçante culinário
- 4 ovos inteiros
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e coloque em uma forma para pudim untada com margarina. Por cima coloque papel alumínio. Leve ao forno em banho-maria por 40 minutos. Retire o papel e deixe mais 5 minutos. Depois de esfriar leve à geladeira.

Banana surpresa

A banana pode ser uma excelente aliada na hora da sobremesa. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas apontou que comer duas ou três bananas por semana induz à produção de serotonina, aumentando a sensação de bem-estar. Essa dica é, inclusive, indicada no combate aos sintomas depressivos.

Ingredientes:
-6 bananas nanicas médias cortadas em rodelas
-6 colheres de sopa de suco de abacaxi
Para o creme:
-1 colher de sopa de maisena dissolvida em 1 xícara de leite desnatado
-1 colher de chá de baunilha
-3 colheres de sopa de adoçante culinário
Para a cobertura:
-3 claras
-3 colheres de sopa de adoçante culinário

Modo de preparo:
Em uma tigela, regue as bananas com o suco de abacaxi. Transfira para um refratário e leve ao forno moderado pré-aquecido, por 15 minutos ou até que amoleça.
Prepare o creme: Em uma panela pequena, leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sempre, por 10 minutos ou até engrossar. Despeje sobre a banana assada, espalhe bem e reserve. Prepare a cobertura: Na batedeira, bata as claras em neve. Junte aos poucos o adoçante, continuando a bater por 5 minutos ou até obter picos firmes. Espalhe as claras sobre o creme e leve ao forno quente, pré-aquecido, por 5 minutos ou até o suspiro dourar. Decore.

Maçã assada no microondas

maçã - foto: getty images
sobremesas leves

A maçã não fica atrás na quantidade de benefícios que oferecem ao organismo. Uma pesquisa japonesa revelou que o consumo moderado de maçãs durante o período de três semanas é capaz acelerar a perda de gordura em até 20%. Isso porque a vermelhinha, é rica em substâncias denominadas polifenois, que "varrem" os radicais livres e as gorduras para fora do organismo. Comer maçã na sobremesa, além de saboroso, pode auxiliar a dieta. Só não se esqueça da canela, cujo sabor quente atiça o paladar e, de quebra, mantém a libido em dia.

Ingredientes:
-1 maçã
-1/3 de copo de água
-canela para polvilhar

Modo de preparo: Corte a "tampinha" da maçã. Coloque num prato fundo. Despeje a água. Tampe com outro prato fundo e leve ao microondas por 5 minutos. Cuidado com o vapor ao abrir o prato. Polvilhe com canela e sirva.

Peras ao vinho

O vinho é sempre bem-vindo. Rico em antioxidantes chamados polifenois e flavonoides, o vinho quando consumido moderadamente (uma taça por dia), deixa o cérebro afiado, protege contra dores articulares, estimula o desejo sexual, diminui as chances de câncer e, de quebra, combate o envelhecimento precoce. E a pera, além de agregar todos os benefícios da fruta, tem sabor delicado e baixo valor calórico.

Ingredientes:
-6 peras
-1 litro de vinho do Porto
-150 g de açúcar demerara
-25 g de canela em pó (1 colher de chá)
-25 g de cravos-da-índia (1 colher de chá)

Modo de preparo: Com uma faquinha, descasque as peras. Com a ajuda de uma faquinha, retire com cuidado o miolo das frutas e depois os cabinhos. Numa panela, coloque o vinho do Porto, o cravo, a canela e as peras. Leve ao fogo médio e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e retire as peras. Leve a geladeira para gelar.