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Alimentação saudável pode diminuir hipertensão arterial

A ingestão de fibras, cálcio e outros nutrientes pode minimizar esse mal

A hipertensão arterial vem sendo discutida atualmente devido à sua relação com o acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e doenças cardiovasculares e renais.

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A presença da hipertensão pode ter inúmeras causas, tais como hereditariedade, excesso de peso, sedentarismo, alcoolismo, estresse e o fumo.

Entretanto, uma alimentação equilibrada pode favorecer em vários aspectos, beneficiando o funcionamento do organismo como um todo e melhorando o ritmo dos vasos sangüíneos e da musculatura do coração.

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O consumo excessivo de gorduras, carboidratos refinados e sal, a falta de alguns nutrientes e o sedentarismo são práticas que favorecem o surgimento precoce da hipertensão arterial.

Uma alimentação adequada, combinada a atividade física, é capaz de retardar o aparecimento da hipertensão.

Por isso, uma alimentação adequada, combinada a atividade física, é capaz de retardar o aparecimento da hipertensão.

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O sódio (componente do sal de cozinha) não é o único vilão da hipertensão. A inclusão de cálcio, magnésio, potássio e fibras na alimentação são de extrema importância para que a hipertensão seja realmente diminuída com melhores resultados.

Cada uma dessas substâncias mantém um papel positivo no trabalho dos vasos sanguíneos. Veja abaixo:

Cálcio: auxilia na contração da musculatura e melhora as condições do tônus vascular.

Potássio: auxilia na excreção do sódio.

Magnésio: mantém um efeito vasodilatador.

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Fibras Solúveis: podem diminuir a absorção de gordura e também diminuir a síntese do colesterol hepático. Esses efeitos podem contribuir na diminuição de riscos de formação da placa de ateroma nos vasos sangüíneos.

Fibras Insolúveis: Não atuam na diminuição de gordura, mas contribuem no aumento da saciedade, que por sua vez limita o consumo de alimentos e ainda favorece os movimentos do intestino.

Excesso de sódio na alimentação favorece hipertensão

A junção de todos esses nutrientes é algo fácil de ser consumido no nosso dia a dia, pois estão presentes em alimentos corriqueiros.

A seguir estão descritas atividades que podem ser praticadas por qualquer um de nós, a fim de melhorar a qualidade de vida e hipertensão arterial.

1) Para Diminuir o sódio

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Na Hora da Compra:

- Leia atentamente os rótulos para conhecer o teor de sódio

- Dê preferência aos alimentos com teor de sódio reduzido ou sem adição de sal

- Na hora da escolha dos alimentos, esteja ciente de que: molhos de soja, alimentos em salmoura ou curados apresentam alto teor de sódio.

- Dê preferência para aves frescas, peixes e carnes magras em vez de enlatados, defumados ou processados.

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- Observe os refrigerantes light e diet, pois podem conter alto teor de sódio, já que alguns edulcorantes contém sódio na sua composição.

Na hora de cozinhar:

- Em vez de adicionar somente sal nos alimentos na sua preparação, diminua sua quantidade e adicione conjuntamente ervas, limão ou vinagre para realçar o sabor.

- Evite condimentos industrializados como: temperos prontos, molho de soja e glutamato monossódico ou escolha as versões com baixo teor de sódio.

2) Melhore seu comportamento com escolhas Inteligentes:

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- Limite o consumo de alimentos curados (presunto, peito de peru, mortadela), e alimentos em salmoura (picles, azeitonas e condimentos como mostarda e ketchup)

- Não utilize saleiro na mesa

3) Aumente o teor de cálcio, potássio, magnésio e fibras no seu dia a dia:

Cálcio: pode ser encontrado principalmente no leite e derivados, de preferência com baixo teor de gordura. Sardinha e hortaliças verdes escuras também são fontes desse nutriente.

Potássio e fibras solúveis: Legumes, verduras e frutas (prefira consumi-los com casca e crus, pois os alimentos, quando cozidos, abaixam o teor do potássio).

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Magnésio: oleaginosas como (nozes, amêndoas e castanhas), feijões, ervilhas, soja, lentilha, hortaliças verdes escuras, cereais integrais.

Fibras insolúveis: dê preferência aos cereais integrais, como arroz, farinha e aveia. Alguns outros produtos têm fibras adicionadas a sua composição, verifique os rótulos.