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Frozen ou sorvete: qual deles tomar?

O frozen pode até ser menos calórico, mas também tem suas desvantagens

Quem não gosta de se refrescar com um delícioso sorvete ou frozen iogurte? Principalmente nos dias quentes, é comum procuramos alimentos leves, como o sorvete ou o frozen yogurt. Sabemos que o frozen é, dentre os dois, a opção mais magra. Para cada 100 gramas, são 88 calorias contra 190 calorias do sorvete de creme.

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Porém, analisando melhor, perceberemos que, além do sabor, existem outras vantagens por trás desses dois alimentos. Ele trazem benefícios a dieta e a saúde, mas o consumo em excesso exige cuidado. Saiba por que.

As tão temidas gorduras

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No quesito "magro" o vencedor disparado é o frozen. Ele tem zero de gordura, enquanto o sorvete tem 16% dos valores diários de gorduras totais em cada 100g (referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ).

Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, os sorvetes cremosos são ricos em gorduras, principalmente a saturada. "Além de favorecer o ganho de peso, esse tipo de gordura, quando consumida em excesso, eleva os riscos de doenças cardiovasculares", explica a especialista.

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Sorvete - Foto Getty Images
Sorvete

Fortalecendo os ossos

Os valores de cálcio são significativos: 17% para o sorvete e 13% para o frozen. Além de fortalecer os ossos, o cálcio previne doenças cardíacas, beneficia o sistema imunológico e auxilia na transmissão neurológica.

"Para consumir essa quantidade de cálcio através do sorvete de creme, porém, a pessoa acaba consumindo mais calorias e mais gorduras", ressalta a nutricionista Fabiana Honda, da PB consultoria nutricional, de São Paulo.

Cuidado com o sódio

O teor de sódio nas duas sobremesas é o mesmo - 2% dos valores diários para cada. O sódio regula nosso ritmo cardíaco e o volume de sangue no corpo.

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Porém, se for consumido em excesso, abre portas para a retenção de líquido e o aparecimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto.

Atenção aos níveis de colesterol

O colesterol ruim (LDL) dá lugar ao acúmulo de gordura no sangue capaz de formar placas nas paredes das artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Já as partículas de HDL, colesterol bom, transportam o colesterol das células novamente ao fígado, onde pode ser eliminado pelo organismo, reduzindo o risco cardiovascular.

Comparando o sorvete com o frozen a diferença nos níveis de colesterol não é tão significativa. Temos 5% dos valores diários recomendados no sorvete e 2% no Frozen. Segundo a nutricionista Fabiana, os níveis de colesterol são maiores no sorvete por conta de seus ingredientes de origem animal.

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Frozen - Foto Getty Images
Frozen

Açúcares

Segundo a nutricionista Fabiana, dos 17g de carboidrato do frozen, aproximadamente 12g vem de açúcares. Em relação ao sorvete de creme industrializado, sabe-se que a maior parte dos 25g de carboidrato da sobremesa vem do açúcar e do xarope de glicose, pois são uns dos primeiros ingredientes que aparecem na lista da embalagem.

O xarope de glicose ou xarope de milho é rico em frutose. A frutose é um tipo de açúcar que depois de absorvido vai para o fígado para ser metabolizado, diferente da glicose que pode ser usada como fonte de energia em todo o corpo. "Por ser metabolizada no fígado, a frutose não estimula os hormônios de saciedade como a glicose circulante na corrente sanguínea, e a pessoa é estimulada a comer cada vez mais", diz Fabiana.

Frozen - Foto Getty Images
Frozen

Uma parte desse excesso de frutose no fígado é armazenada como glicogênio hepático, que é carboidrato naturalmente armazenado no fígado, outra parte é usada como fonte de energia no fígado e o resto é transformado em gordura. "Com isso, pode haver aumento dos triglicérides, aumento do colesterol, aumento da gordura no fígado, aumento da gordura na região abdominal e surgimento de obesidade e diabetes" alerta Fabiana.

Fabiana conta que é bom sempre ler o rótulo dos produtos comprados e consumir esporadicamente e em pequenas quantidades os alimentos que contenham esse tipo de xarope. E também evitar os alimentos ricos em açúcar refinado, pois o consumo excessivo também pode trazer problemas a saúde como ganho de peso e diabetes.

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Frozen ou sorvete - Foto Getty Images
Frozen ou sorvete

Frutas x Coberturas

É costume pedir sorvetes de massa com uma deliciosa cobertura de chocolate ou caramelo, e no caso frozen não é diferente.

Porém, segundo Amanda Epifânio, cada colher de sopa (20ml) de cobertura contém cerca de 60 calorias, ou seja, quase metade das calorias de uma bola de sorvete de massa e quase a mesma caloria do frozen.

Por isso, o ideal é substituir a cobertura e outras guloseimas do frozen ou do sorvete por frutas naturais. "Pense que você já escolheu o iogurte por se tratar de uma opção mais saudável, então siga a mesma linha e opte por acompanhamentos leves. Escolher as frutas e deixar as coberturas doces e açucaradas de lado é a melhor alternativa", afirma a nutricionista do Dieta e Saúde, Roberta Stella.

Então, escolha sua fruta favorita e se refresque com muito mais saúde.

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Flora intestinal e sistema imunológico

Alguns iogurtes são suplementados com bactérias probióticas, que tem o potencial de melhorar a flora intestinal, e com o frozen não é diferente.

Porém, Amanda alerta que nem todos os iogurtes possuem essas bactérias - no caso do frozen, vale perguntar para o fabricante.

Confira a tabela nutricional completa do sorvete:

Quantidade por porção %VD(*)
Valor calórico 190kcal 10%
Gorduras 8,7g 16%
Gorduras trans 0g VD não estabelecido
Colesterol 13mg 5%
Sódio 43mg 2%
Carboidrato 25g 8%
Fibras 0g 0%
Proteínas 2,8g 4%
Cálcio 134mg 17%

Confira a tabela nutricional completa do Frozen:

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Quantidade por porção %VD(*)
Valor calórico 88kcal 4%
Gorduras 0g 0%
Gorduras trans 0g VD não estabelecido
Colesterol 5mg 2%
Sódio 55mg 2%
Carboidrato 17g 6%
Fibras 0g 0%
Proteínas 4g 5%
Cálcio 100mg 13%

Agora é só escolher o seu favorito e se deliciar!