Uma taça de vinho diariamente ajuda a manter o coração protegido

Rica em antioxidantes, essa bebida protege o sistema cardiovascular

Por Especialista - publicado em 24/08/2011


Rico em antioxidantes, essa bebida protege o sistema cardiovascular Para quem gosta de uma boa taça de vinho quando o clima está frio, vários estudos recentemente lançados podem ser considerados boas notícias. Foi provado que essa bebida tão antiga previne doenças cardíacas, reduz a pressão, controla o colesterol, protege contra certos tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, e aumenta a longevidade. Basta uma taça ao dia para que todos ter todos esses benefícios. Mas, isso tudo provavelmente você já sabe.

A novidade é que pesquisadores da Barts and the London School of Medicine e a Queen Mary University in London acreditam ter encontrado a razão que torna o vinho um aliado da saúde. Para eles, os antioxidantes do vinho ajudam a controlar uma proteína, a endotelin 1 (ET 1), que está envolvida na formação de sinais precoces de doença arterial, como as camadas gordurosas nas paredes das artérias. Os pesquisadores descobriram ainda que, entre os vinhos tintos, os tipos Cabernet Sauvignon são os campeões em inibir a produção de ET - 1.  

A molécula resveratrol é outra substância que enriquece as qualidades do vinho tinto, já que aumenta os índices de longevidade, eleva o HDL (bom colesterol), previne coágulos e inflamações, protegendo contra doenças cardíacas e distúrbios do envelhecimento cerebral. Também inibe infecção por fungos, promove a imunidade e preserva a integridade das células sanguíneas.

Mas todos esses benefícios não são motivo para consumir o vinho em excesso. Como disse no começo do artigo, basta uma taça ao dia para ter todos esses benefícios. O vinho é uma bebida alcoólica, e seu consumo deve ser controlado, principalmente por pessoas com diabetes. Para esses indivíduos, é indicado que ele seja consumido durante as refeições, para diminuir os riscos de hiper ou hipoglicemia.

Assim como praticamente todos os alimentos, se consumido sem exageros, o vinho garante prazer durante o frio, além de promover boa saúde.

Super Saúde!


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Wilson

Escrito por:

Wilson Rondó

Medicina Ortomolecular e Nutrologia

Ajudou 52678 pessoas


siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui