Desbanque os mitos sobre o leite de alpiste para emagrecer

Especialista avalia a semente que virou febre na dieta e para controlar doenças

Por Carolina Serpejante - atualizado em 04/10/2013


Leite de alpiste não ajuda a emagrecer - Foto: Getty ImagesLeite de alpiste não ajuda a emagrecer

Originário do mediterrâneo, o alpiste é uma semente usada para alimentar pássaros. Mas, recentemente caiu nas graças daqueles que seguem as dietas da moda. E a receita é simples: basta misturar a semente na água para que ela amoleça e consumir o "leite de alpiste" ou "suco de alpiste" pela manhã, em jejum, para aproveitar os benefícios. 

Está certo que o alpiste é uma ótima fonte de nutrientes para os passarinhos, mas pouco se pode dizer sobre os seus benefícios para os seres humanos. Conversamos com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, que desvendou todos os mitos sobre a dieta do alpiste: 

Afinal, ele ajuda a emagrecer?

Descubra seu
peso ideal

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

Segundo o nutricionista Israel, o leite de alpiste não ajuda no emagrecimento. "Pessoas que emagreceram bebendo o suco de alpiste provavelmente perderam esses quilos adotando outros hábitos saudáveis", diz. Outra possibilidade é o fato de alguns estarem substituindo uma refeição pelo leite de alpiste, diminuindo o consumo de calorias e emagrecendo. "No entanto, é provável que essa pessoa ganhe novamente os quilos perdidos assim que interromper o consumo do leite e voltar aos hábitos normais de alimentação", completa. 

É uma bomba de proteínas?

carne e leite - Foto: Getty ImagesAo contrário dos boatos, leite de alpiste não tem tanta proteína quanto a carne

A propaganda do boca a boca diz que um copo de leite de alpiste possui tantas proteínas quanto dois ou três quilos de carne vermelha. "Na verdade, três quilos de carne possui uma quantidade de proteínas equivalente a quatro litros do suco de alpiste", diz o nutricionista Israel Adolfo. O especialista afirma que, apesar de a semente ser composta por 18% desse nutriente, é um tipo de proteína que não possui valor para o corpo humano, não sendo portanto aproveitada pelo nosso organismo. "Outro exemplo de alimento rico em proteínas é alfafa, alimento muito comum para deixar os bovinos mais fortes, porém suas proteínas de nada valem para o corpo humano", afirma Israel. "As proteínas presentes no alpiste com certeza funcionam muito bem para os passarinhos, mas pouco valem para nós", diz.

A semente é rica em nutrientes?

Há estudos afirmando o alpiste podem ser cancerígeno, provocar dermatites e piorar crises de asma.

A turma a favor do alpiste prega que a semente é rica em vitamina E e vitaminas do complexo B, possuindo um alto poder antioxidante e melhorando o funcionamento do organismo, fornecendo mais energia. Segundo o nutricionista Israel, esse ponto também não pode ser comprovado. "Ele com certeza possui vitaminas e minerais, como qualquer outro alimento, mas não há publicações científicas que comprovem quais vitaminas são e seus efeitos", diz. O especialista completa dizendo que pelo fato de o alpiste possuir gorduras em 3% de composição, é provável que ele tenha também a vitamina E, mas que não é possível dizer se são quantidades significativas para o nosso corpo. 

O alpiste combate doenças?

consulta médica - Foto: Getty ImagesNão existem pesquisas que comprovem a eficácia do alpiste no combate à doenças

Outro benefício propagado do leite de alpiste seria a quantidade de enzimas presentes nas sementes que ajudariam no controle de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e aterosclerose. "As enzimas existem em qualquer tipo de alimento e são digeridas no estômago normalmente, não existindo a possibilidade de elas irem para circulação e acionarem qualquer mecanismo contra essas doenças", diz Israel Adolfo.

Segundo o especialista, existem estudos preliminares que encontraram uma relação entre o consumo de alpiste e o a manutenção da pressão arterial, mas são necessárias mais pesquisas para comprovar esse efeito e não é seguro consumir o leite de alpiste com base nisso. "Há inclusive alguns artigos afirmando que alguns componentes do alpiste podem ser cancerígenos, provocar dermatites e piorar crises de asma."

Tem efeito diurético?

Outro ponto é o poder diurético do suco de alpiste, favorecendo a perda de líquido e eliminando o inchaço, daí a sensação de emagrecimento também. "Existe a possibilidade de o alpiste ser diurético, justamente porque esse poderia ser um mecanismo que ajudaria a manter a pressão arterial, benefício já relacionado ao consumo da semente", diz o nutricionista Israel. Contudo, nada é certo e não existe qualquer registro na literatura científica sobre o assunto. 

Tem poder anti-inflamatório?

O que se divulgada é que o alpiste tem poder anti-inflamatório, melhorando a circulação e o funcionamento do organismo. Porém, mais uma vez, não existe nenhum estudo científico confirmado essa qualidade no alpiste. "Ele contém gorduras em sua composição, que podem oferecer uma ação anti-inflamatória, mas como não é possível dizer qual o tipo de gordura presente no alimento, pouco se pode afirmar sobre seus efeitos", diz Israel. 


Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Shopping Vida Saudável

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Você está usando uma versão antiga do seu navegador :( Para obter uma melhor experiência, atualize agora!
X