PUBLICIDADE

Leite de arroz é rico em vitaminas do complexo B e carboidratos

Alimento não possui glúten e nem lactose, mas nutricionalmente não substitui o leite de vaca

O leite de arroz é obtido a partir de grãos de arroz cozidos e triturados. Ele é uma fonte de carboidratos e por ser feito com arroz integral, possui boas quantidades de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo e função cerebral. Algumas versões industrializadas são enriquecidas com cálcio, ferro, vitamina A e vitamina D.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, em relação aos leites de origem animal, o leite de arroz não é uma fonte de proteínas. Um copo (250 ml) de leite de vaca apresenta 8,5 g de proteína, enquanto a mesma quantidade de leite de arroz contém em torno de 2 g de proteínas. O principal nutriente do leite de arroz é o carboidrato. Em um copo, temos em torno de 30 g, as versões industrializadas podem ter quantidade variada. Dessa forma, a função dessa bebida é nos fornecer energia. Enquanto o leite de vaca é uma fonte proteica na alimentação. O leite de arroz não substitui nutricionalmente o leite de vaca. Ele só é uma opção a mais de bebida sem glúten, sem lactose, sem proteína de vaca e baixo teor de gordura na composição. E por seu sabor neutro, pode ser usado em diversas preparações culinárias.

O benefício da bebida de arroz em comparação ao leite de vaca é a ausência de lactose e proteínas de difícil digestão, que podem ser alergênicas. Assim, o leite de arroz pode ser consumido por intolerantes a lactose e alérgicos a proteína do leite de vaca. O leite de arroz é um dos leites mais hipoalergênicos, sendo uma opção até para alérgicos a soja. Também apresenta melhor digestibilidade e pode ser consumido por vegetarianos estritos e veganos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não existe uma quantidade recomendada para o consumo de leite de arroz. Mas por ser uma fonte de carboidrato, deve entrar na alimentação substituindo alimentos desse grupo. E por ser rico em carboidratos, o leite de arroz deve ser consumido com moderação pelos diabéticos. Um copo de leite de arroz tem aproximadamente 3 vezes mais carboidrato que o leite de vaca ou o de soja. Na hora da compra, fique atento se o leite de arroz não apresenta adição de açúcar ou de aditivos artificiais.

Quanto aos cuidados com o consumo do leite de arroz, é preciso moderação, pois o arroz é rico em carboidratos e o arroz é um dos grãos que capta mais rapidamente arsênio do solo e da água, um elemento que pode ser encontrado naturalmente no ambiente ou pela contaminação causada pelo homem, cuja exposição em longo prazo e em altos níveis pode levar ao surgimento de doenças. Porém, ainda é preciso definir e fiscalizar a quantidade de arsênio presente nos alimentos e na água.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dessa forma, o mais importante na alimentação é a variedade. Pois todos os alimentos podem ter prós e contras e o excesso nunca é bom.

*Artigo elaborado com a colaboração da nutricionista Fabiana Honda, da Patricia Bertolucci Consultoria.