Potássio controla a pressão arterial e previne AVC

Nutriente também evita câimbras, é aliado do coração e dos músculos

O abacate é rico em potássio
O abacate é rico em potássio

O potássio é um elemento de origem mineral importante para o bom funcionamento do corpo humano. O nutriente é um dos principais componentes das nossas células. Exerce um papel essencial em muitas das funções mais importantes de nosso corpo, tais como contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia e síntese de ácidos nucleicos e proteínas. 

Relação entre potássio e sódio: A relação entre essas duas substâncias é essencial para equilibrar a quantidade de água no organismo. Enquanto o sódio retém os líquidos, o potássio provoca a excreção, de modo que as células fiquem com a quantidade certa de água. Além disso, a dupla sódio e potássio participa de contrações musculares e do fornecimento de energia para o organismo. 

Benefícios comprovados

Aliado do coração: A dupla sódio e potássio é essencial para a contração muscular e por isso ajuda a manter o ritmo cardíaco normal. A ausência de sódio pode levar a uma arritmia cardíaca.

Equilibra a quantidade de água no organismo: O sódio age retendo os líquidos no organismo, enquanto o potássio provoca a excreção da água. Assim, quando há o equilíbrio entre os dois, ocorre também o equilíbrio da quantidade de água no corpo, permitindo que as funções do organismo ocorram corretamente. 

Regula a pressão arterial: O excesso de sódio favorece o aumento da pressão arterial. Com a ingestão de boas quantidades de potássio há o equilíbrio entre os elementos. O potássio exerce um efeito positivo no tônus vascular contribuindo para a redução da pressão arterial.  

As amêndoas são ricas em potássio - Foto: Getty Images
As amêndoas são ricas em potássio

Previne o Acidente Vascular Cerebral: A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para o aparecimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral, que ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Estudos comprovam que dieta rica em potássio provoca maior redução da pressão arterial, prevenindo consequentemente o AVC. 

Aliado dos músculos: Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de sódio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio dela, assim estimulando a liberação do cálcio. A manutenção da concentração de potássio no meio intracelular é importante para a síntese de proteína e respiração. 

Previne câimbras: O potássio é essencial para praticantes de atividade física, pois está presente nas reações musculares e sua carência pode levar a câimbras e lesões. 

Deficiência de potássio

 Os sintomas da deficiência de potássio são fraqueza muscular, câimbras, fadiga, alterações cardíacas, anorexia e apatia mental. A causa mais comum do quadro de hipocalemia, deficiência de potássio, é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamento diurético. Vômitos e diarreias também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo.


Combinações de potássio

Combinar o magnésio com o potássio é uma boa ideia. Isto porque ele possui benefícios similares ao do potássio. O magnésio é um excelente ativador do óxido nítrico (substância vasodilatadora), que tem efeito direto na diminuição da pressão arterial. Também o magnésio está relacionado à contração e fadiga muscular. Dessa forma, caso o magnésio não se encontre em quantidade adequada no organismo, a contração muscular não ocorre. Não se trata de contração muscular apenas no exercício físico, mas que envolve vários órgãos, como o coração, por exemplo. 

Fontes de potássio

As principais fontes de potássio são sementes de girassol torradas, abacate, amêndoas, espinafre, batata, beterraba, banana, brócolis, aipo e iogurte desnatado. Ingerir entre 5 e 10 porções destes alimentos por dia garante boas quantidades de potássio para o corpo. 

Quantidade recomendada de potássio

A quantidade recomendada de potássio por dia varia de 2,5 a 3,5 gramas por dia. 

Suplemento de potássio

Espiafre é fonte de potássio - Foto: Getty Images
Espiafre é fonte de potássio

Os suplementos de potássio podem ser necessários para indivíduos que não têm o suficiente de potássio em sua dieta regular. São usados em indivíduos que perderam muito potássio por causa de uma doença ou por tratamento com determinado medicamento. O suplemento de potássio só pode ser orientado por médicos ou nutricionistas. 

Riscos do consumo em excesso

As dietas ricas em potássio provavelmente não terão efeitos adversos, a não ser em pacientes com falência renal. Normalmente, se processa todo o potássio contido na alimentação para suprir as necessidades do organismo e se excreta o resto. As pessoas com falência renal, entretanto, têm problemas para excretar o potássio e, nesses indivíduos, o potássio pode se acumular em altos níveis que podem ser fatais. 

Receitas ricas em potássio

  • Sete receitas com batata
  • Pizza de talos de brócolis
  • Iogurte com gelatina.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não