Dieta dos pontos: como fazer, tabela de pontos, receitas e benefícios

Na dieta dos pontos qualquer alimento pode ser ingerido desde que esteja dentro da pontuação

REVISADO POR
Roberta Stella
Nutrição - CRN 9788/SP
especialista minha vida
Esclareça suas dúvidas sobre a dieta dos pontos - Foto: Getty Images
Esclareça suas dúvidas sobre a dieta dos pontos

A dieta dos pontos estipula a cada alimento uma pontuação distinta, tomando como base, na maioria das vezes, o valor calórico de cada item. Nela, não existem restrições alimentares, no entanto, quando um indivíduo adota esse método, ele recebe uma determinada quantidade de pontos que devem ser distribuídos ao longo das refeições. Por isso, é preciso sempre registrar o que foi ingerido nas refeições e a quantidade. Assim, é possível calcular quantos pontos já foram consumidos e quantos ainda podem ser ingeridos no dia.

PUBLICIDADE

Tipos de Dietas dos Pontos

No Brasil existem três principais tipos de dieta dos pontos. São eles: Dieta dos Pontos do Dieta e Saúde, Vigilantes do peso e Dieta dos Pontos de Alfredo Halpern. A principal diferença entre esses métodos é como cada um deles faz o cálculo para chegar a um ponto, em alguns casos é levado em conta apenas as calorias do alimento, em outros também são considerados diversos nutrientes.

O Dieta e Saúde é um programa online de emagrecimento. Possui reuniões online com nutricionistas e outros especialistas, diários para anotar os alimentos ingeridos e exercícios realizados, espaço para acompanhar a perda de peso, área para que os usuários possam trocar experiências e muito mais.


Já o Vigilantes do Peso conta com reuniões ao vivo realizadas semanalmente, ministradas por alguém que emagreceu utilizando o método. Também há o programa em EmCasa em que a pessoa recebe suporte por email e um aplicativo. Por fim, a Dieta dos Pontos de Alfredo Halpern é seguida por meio dos livros escritos pelo endocrinologista Alfredo Halpern.

Por que a Dieta dos Pontos ajuda a emagrecer?

A quantidade de pontos estipulada para cada indivíduo visa que haja um consumo de calorias inferior ao gasto. Portanto, quando seguida corretamente, há uma ingestão de energia inferior ao gasto, pois a quantidade de pontos é baixa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Como funciona a Dieta dos Pontos

Ao realizar a dieta dos pontos, as pessoas possuem uma quantidade de pontos determinadas que podem consumir. Em alguns métodos estes pontos são sempre os mesmos, variando apenas de acordo com o sexo. Já em outros casos é realizado um cálculo com base na altura, peso e o quanto a pessoa pretende emagrecer para se estimar os pontos que podem ser ingeridos.

Em alguns tipos de dieta dos pontos, os usuários podem começar consumindo uma determinada quantidade de pontos e conforme ele emagrece passa a consumir menos pontos. Isto é realizado para que o corpo se adapte e tenha um emagrecimento contínuo e saudável.

Em todos os casos as pessoas precisam registrar os alimentos e quantidades consumidos a fim de poder calcular quantos pontos comeu. Algumas dietas dos pontos também costumam premiar exercícios realizados com pontos extras para consumo.

Quando a pessoa chega ao peso desejado, ela avança para a fase de manutenção em que passa a consumir uma pontuação um pouco maior.

Tabela dos pontos completa

Existem três tipos de tabelas dos pontos, uma para cada tipo de dieta dos pontos. Cada tabela leva em conta um determinado aspecto na hora de calcular a pontuação de um alimento. Para conferir a tabela dos pontos completa do Dieta e Saúde clique aqui.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Vantagens da Dieta dos Pontos

Não há alimentos proibidos: Na dieta dos pontos todos os alimentos podem ser consumidos desde que estejam dentro da pontuação permitida. Por isso, quem realiza este método não sofre com privações alimentares.

Liberdade: Ao realizar a dieta dos pontos, as pessoas não precisam seguir um cardápio fechado ou regras restritivas.

Autonomia: Não é preciso dizer a todo o momento o que a pessoa deve comer, a Dieta dos Pontos estimula seus adeptos a tomar cada vez mais suas próprias decisões e fazer escolhas inteligentes.

Flexibilidade: É possível adaptar a pontuação a sua rotina e eventos especiais da vida como festas e celebrações.

Estimula a alimentação saudável: Os alimentos saudáveis, vegetais, frutas e legumes, costumam ser os menos pontuados, já que tem menos calorias. Portanto, a baixa pontuação destes alimentos pode ser um estimulo para que as pessoas os consumam com maior frequência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Desvantagens da Dieta dos Pontos

Risco de não ter uma alimentação saudável: Apesar dos alimentos saudáveis geralmente serem os menos pontuados, o que pode ser um estímulo para seu consumo, a dieta dos pontos não impõe uma restrição de modo que as pessoas podem ingerir somente alimentos pouco saudáveis e mesmo assim ficar dentro da pontuação.

Existem alguns tipos de dieta dos pontos que utilizam alguns métodos para desestimular o consumo de alimentos com pior perfil nutricional. O Dieta e Saúde, por exemplo, por exemplo, estimula a ingestão de alimentos que são importantes para o organismo sendo que eles são apresentados em grupos (grupo das frutas, dos legumes e folhas, dos cereais integrais, dos leites e derivados, dos feijões, das carnes e ovos e, por fim, das gorduras boas). Conforme aumenta a presença de alimentos pertecentes a esses grupos, o programa sinaliza o progresso e a melhoria das escolhas alimentates.

Riscos da Dieta dos Pontos

Há o risco da pessoa desenvolver carências nutricionais ao realizar a dieta dos pontos. Porém, isto só irá ocorrer se a pessoa realizar a Dieta dos Pontos de forma incorreta, por exemplo, gastando boa parte de sua pontuação em um determinado alimento muito pontuado, como um bolo, e então deixar as refeições principais de lado.

Os sintomas de que a pessoa está fazendo a dieta de forma errada envolvem sentir fadiga, cansaço, indisposição, imunidade baixa e até queda de cabelo. Ao emagrecer a pessoa costuma perder também muito músculo ao invés de gorduras e isto pode ser visto ao medir a sua porcentagem de gordura.

Cuidados ao realizar a Dieta dos Pontos

É importante buscar a orientação de um nutricionista ou de um médico nutrólogo ao realizar a Dieta dos Pontos. Assim, o risco de ter uma alimentação pouco saudável diminui consideravelmente e também é possível acompanhar se a perda de peso está ocorrendo da maneira certa, já que estes profissionais podem medir sua porcentagem de gorduras. Outra questão importante é aliar a Dieta dos Pontos com a prática regular de exercícios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Exemplo de cardápio

A seguir, confira um exemplo de um cardápio elaborado de acordo com a pontuação do Dieta e Saúde. Ele possui 30 pontos, pontuação mínima deste método de emagrecimento:

Café da manhã

  • 1 fatia de pão de forma integral: 1 ponto
  • 1 colher de sopa de creme de ricota light: 1 ponto
  • Meia xícara de café sem açúcar: 0 pontos
  • Meia xícara de leite semi-desnatado: 2 pontos
  • Meia unidade de mamão papaia: 1 ponto
  • 1 colher de sopa de semente de chia: 1 ponto.

Lanche da manhã

  • 50 gramas de iogurte natural desnatado: 1 ponto
  • 1 unidade de banana prata: 1 ponto
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça: 1 ponto.

Almoço:

  • 3 colher de sopa cheias de arroz integral cozido: 2 pontos
  • 2 colheres de sopa cheias de feijão carioca cozido: 0 pontos
  • 1 filé mignon bovino assado: 5 pontos
  • 4 colheres de sopa de abobrinha cozida: 0 pontos
  • 4 colheres de sopa de cenoura crua ralada: 0 pontos
  • 1 colher de sopa de pepino picado: 0 pontos
  • 4 colheres de sopa de tomate em cubos: 0 pontos.

Lanche da tarde

  • 1 copo americano de salada de frutas (banana, maçã, laranja, mamão): 2 pontos
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos: 1 ponto.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

Jantar:

  • 3 colheres de sopa cheias de arroz integral cozido:2 pontos
  • 1 concha pequena cheia de feijão preto cozido:1 ponto
  • 2 colheres de sopa picadas de couve manteiga cozida:0 pontos
  • 2 unidades médias de coxa de frango sem pele assada:5 pontos
  • 5 folhas médias de alface:0 pontos
  • 6 folhas de rúcula:0 pontos
  • 1 unidades de laranja pera:1 ponto.

Fontes consultadas

Nutrólogo Roberto Navarro
Nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde